Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5418
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AlineAraujoPereira.pdf773,53 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Possibilidades de intervenção da terapia ocupacional na reabilitação de mulheres mastectomizadas
Autor(es): Pereira, Aline Araujo
Orientador(es): Alves, Ana Cristina de Jesus
Assunto: Mastectomia
Mamas - câncer
Pacientes - reabilitação
Terapia ocupacional
Data de apresentação: 27-Fev-2013
Data de publicação: 26-Jun-2013
Referência: PEREIRA, Aline Araujo. Possibilidades de intervenção da terapia ocupacional na reabilitação de mulheres mastectomizadas. 2013. 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O câncer é uma neoplasia conhecida pelo grande índice de sofrimento e morte enfrentado pelos pacientes diagnosticados com essa doença. Ele é o câncer que mais acomete as mulheres no mundo inteiro. Após receber o diagnóstico de câncer de mama, as mulheres devem receber o tratamento oferecido por uma equipe multiprofissional. Um dos profissionais que deve compor essa equipe é o terapeuta ocupacional, porém poucos estudos nacionais são encontrados sobre as contribuições desses profissionais em relação a esse público. Assim, o objetivo deste estudo é apresentar as possíveis contribuições da Terapia Ocupacional no tratamento de mulheres mastectomizadas. Para isso, foi realizada pesquisa qualitativa exploratória, efetuando-se primeiramente investigação na literatura nacional nas bases de dados scielo, lilacs e no catálogo nacional de teses e dissertações no período 2000 a 2012, com os descritores mulheres, mastectomizadas, câncer de mama e terapia ocupacional, buscando-se estudos que focassem esta abordagem terapêutica. Como resultado, foram encontrados 12 artigos, 03 teses e 04 dissertações. Os estudos demonstraram que a rotina dessas mulheres, após a cirurgia, encontra-se alterada e apontaram para a importância de incluir os familiares como parte do atendimento. Diante disso, foi proposto um manual voltado para esse público alvo, com o intuito de complementar e auxiliar a reabilitação ocupacional de mulheres mastectomizadas e orientar seus familiares. Os estudos apontaram, também, o grupo de reabilitação como um recurso benéfico para mulheres mastectomizadas, bem como a presença de equipe multiprofissional que ofereça tratamento mais integral a elas. Os resultados apontaram que o terapeuta ocupacional pode contribuir na reabilitação da mulher mastectomizada por meio de orientações à mulher e ao seu familiar sobre as mudanças em suas rotinas, ao promover grupo terapêutico como espaço de troca e também na reabilitação e orientações sobre movimentos e possibilidades de atividades. A partir dos resultados apresentados, pode-se perceber que a terapia ocupacional pode contribuir com a orientação familiar quanto a mudança da rotina da mulher acometida pelo câncer, modificações nas tarefas de A.V.Ds. Diante disso, foi elaborado um manual com as principais orientações direcionadas a esse público alvo, em função da importância de se orientar ao máximo as mulheres mastectomizadas e seus familiares, a fim de se evitar complicações futuras com a saúde dessas pacientes, tudo de acordo com as pesquisas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2013.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons