Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5412
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_DelmaGoncalvesMaia.pdf539,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Na escola : agressividade, indisciplina, limites e estratégias pedagógicas
Autor(es): Maia, Delma Gonçalves
Orientador(es): Córdova, Rogério de Andrade
Assunto: Professores e alunos
Disciplina escolar
Disciplina da criança
Data de apresentação: Mar-2013
Data de publicação: 26-Jun-2013
Referência: MAIA, Delma Gonçalves. Na escola: agressividade, indisciplina, limites e estratégias pedagógicas. 2013. 52 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: Esta é uma pesquisa que tem por tema “Na escola: agressividade, indisciplina, limites e estratégias pedagógicas”. Especificamente tem interesse em relação à agressividade verbal na relação professor-aluno, a indisciplina resultante e as estratégias pedagógicas para lidar com o problema. Aprofundaremos teoricamente a compreensão dessa temática através dos teóricos Zagury (2003) e Tiba (2005) (Educação espontânea e limite); Lacan (1995) família – (função paterna), Muuss (1969) desenvolvimento físico, emocional e social na adolescência ) Freud ( 1996) (agressividade). F. Oury e A.Vasquez, Cocever (op. cit.), Doutor em Educação Rogerio de Andrade Córdova (Pedagogia Institucional E Práticas Do Institucional- tradução do livro de Christine Vander Borgh), Jean Beauté- Entre autoritarismo e Laisser-Faire. Os objetivos são: Identificar os fatores que levam a agressividade e indisciplina em sala de aula; Ouvir professoras sobre o tema ou problema; Procurar encontrar soluções educativas, pedagógicas para a problemática levantada. Concluímos, portanto que a agressividade está ligada a família dos alunos e também a falta de uma organização institucional, onde a Pedagogia Institucional aponta os caminhos para a resolução de tais problemas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, Curso de pedagogia a distância, 2013.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons