Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5410
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_CrerleyTavaresBarbosa.pdf392,62 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância dos brinquedos cantados e práticas corporais na educação infantil
Autor(es): Barbosa, Crerley Tavares
Orientador(es): David, Ana Cristina de
Assunto: Canções infantis
Brincadeiras
Educação física para crianças
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 25-Jun-2013
Referência: BARBOSA, Crerley Tavares. A importância dos brinquedos cantados e práticas corporais na educação infantil. 2012. 57 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Santana do Ipanema–AL, 2012.
Resumo: As brincadeiras de roda, as canções de ninar e outras manifestações folclóricas sempre fizeram parte dos cancioneiros de vários povos. A escola tem um grande e importante papel de incentivar os brinquedos cantados tanto na situação de mostrá-los como útil o desenvolvimento da cidadania quanto na prática corporal, assim proporcionando ao aluno (criança) a reflexão sobre som e movimentos. Dar-se a importância de conhecer a prática dos brinquedos cantados na Educação Infantil, que em relação com a área de Educação Física com a intervenção das práticas corporais. Este trabalho caracteriza-se como pesquisa descritiva, com caráter quantitativo e qualitativo, com delineamento de estudo de caso, por meio de estudos bibliográficos e pesquisa de campo utilizando questionário como forma de coleta de dados. A pesquisa de campo foi realizada na Escola Municipal de Educação Básica Tobias Medeiros, no município de Poço das Trincheiras. O público alvo foram as crianças de 5 e 6 anos da turma do 1º estágio de Educação Infantil, totalizando 28 alunos. As aulas normais da escola são realizadas de segunda à sexta no horário matutino e vespertino, de 07:30h às 11:30h/ 13:30h às 17:30h. De acordo com o plano de atividades, foram executadas uma vez por semana, nas terças-feiras, no total de 12 atividades praticadas e com duração de 45 minutos. Os resultados obtidos com os questionários com os alunos, conclui-se que a experiência dos brinquedos cantados na prática corporal com a turma de educação infantil apresentou resultados satisfatórios, ficaram alegres, disseram as atividades que mais gostam, destacando, pega pega, gestos, mímicas, pular, rodar e outros. Estatisticamente aproximadamente 100% deles, encontraram-se autoconfiantes, respondendo as perguntas do questionário, relatando as vontades de praticar as atividades que envolve a brincadeira de roda, mímica e fazer gestos de acordo com a música. Tudo isso, se relaciona na exploração do sentido educativo que desperta nas crianças. ________________________________________________________________________ ABSTRACT
The games wheel, the lullabies and other folkloric always been part of the songbooks of various peoples. The school has a large and important role of stimulating toys sung in both situations show them as useful as the development of citizenship in practice body, thus providing the student (child) thinking about sound and movement. Give the importance of knowing the practice of toys sung in Early Childhood Education, which compared with the area of Physical Education with the assistance of bodily practices. This work is characterized as descriptive research with quantitative and qualitative character, with a design case study, through bibliographical studies and field research using questionnaire as a means of data collection. The field research was conducted at the Municipal School of Basic Education Tobias Medeiros, the city of Wells from the Trenches. The target audience were children of 5 and 6 years in the class of 1st stage of kindergarten, totaling 28 students. Normal school classes are held Monday through Friday in the morning and afternoon hours, from 07:30 to 11:30 / 13:30 to 17:30. According to the plan of activities were performed once a week, on Tuesdays, a total of 12 activities and practiced for 45 minutes. The results obtained from the questionnaires with students, it is concluded that the experience of toys sung in practice corporal with the preschool class showed satisfactory results were merry, they said they love the activities, emphasizing grip handle, gestures, mime, jump, run and others. Statistically approximately 100% of them found themselves reliant, answering the questions in the questionnaire, reporting the desire to practice the activities involving the play wheel, mime and gestures according to the music. All this, relates in exploring the educational sense awakening in children.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Curso de Licenciatura em Educação Física do Programa Universidade Aberta do Brasil, Pólo Santana do Ipanema–AL, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons