Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5408
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AnaMarizaHonoratodaSilva.pdf440,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A efetivação do referencial curricular de educação física nas aulas do 5º ano do ensino fundamental : realidade e perspectivas na contemplação do currículo
Autor(es): Silva, Ana Mariza Honorato da
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Prática de ensino - educação física
Currículo escolar
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 25-Jun-2013
Referência: SILVA, Ana Mariza Honorato da. A efetivação do referencial curricular de educação física nas aulas do 5º ano do ensino fundamental: realidade e perspectivas na contemplação do currículo. 2012. 49 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2012.
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a prática da Educação Física no 5º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Irmã Julita, com o intuito de identificar a efetivação do referencial curricular no cotidiano da sala de aula. Para tanto, busca-se fazer uma relação entre o trato pedagógico feito pelo professor que ministra as aulas de Educação Física ao trabalhar as diretrizes curriculares previstas no documento norteado do processo ensino aprendizagem. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de reconhecimento da disciplina de Educação Física como componente curricular que contribui para formação do aluno de forma integral, buscando quebrar barreira com os discursos sobre a sua importância, sobrepondo a este a vivência dos benéficos da área na formação do aluno. O presente estudo caracteriza-se por uma investigação de natureza qualitativa, com base metodológica o Estudo de Caso, tendo com estância estudada a prática do professor do 5ºano na contemplação do referencial curricular. O trabalho de campo teve duração de duas semanas, onde foram realizado a observação de duas aulas e uma entrevista semi-estruturada com 2 (duas) professoras , 2 (duas) coordenadoras pedagógicas e a gestora, o que possibilitou a construção das categorias de analise. Os aspectos suscitados pela analise realizada possibilitou-se compreender os desafio encontrado na efetivação do referencial, apontando como fatores determinantes para não efetivação do currículo proposto à formação do professor que ministra as aulas de Educação Física, a não presença de uma formação continuada dos profissionais da educação, a presença do discurso desassociado da prática, enquanto a importância da disciplina para formação do educando e por fim a redução da disciplina a aula de recreação e socialização dos alunos. Desse modo atribuímos significado a prática docente como principal meio de efetivação do referencial curricular proposto.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons