Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5399
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_AnneCarolineQuiangala.pdf1,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O grotesco feminino no romance gráfico Y : o último homem
Autor(es): Quiangala, Anne Caroline
Orientador(es): Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Assunto: Histórias em quadrinhos
Gênero - desigualdade
Identidade
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 25-Jun-2013
Referência: QUIANGALA, Anne Caroline. O grotesco feminino no romance gráfico Y: o último homem. 2012. 62 f., il. Monografia (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O romance gráfico - senão história em quadrinhos – Y: o último homem é uma longa série roteirizada por Brian K. Vaughan e desenhada por Pia Guerra. A narrativa apresenta o mundo distópico atingido por uma estranha "praga" que afeta os cromossomos sexuais Y e, assim, elimina os machos da Terra. Há notícias de um (suposto) último homem, Yorick Brown, e de seu macaco de estimação, Ampersand. Nesse contexto, a principal subtrama é o projeto de clonagem (do último homem para o repovoamento da Terra) coordenado pela Dra. Allison Mann. Como um dos laboratórios dela é destruído, Yorick e Mann – protegidos pela agente 355 – deverão seguir até o outro laboratório, situação que configura uma quest novel. Parto da trama e dessa subtrama para analisar a representação e influencia da alteridade como força deformadora das identidades dessas personagens.Para tanto, me aproprio do conceito de grotesco feminino proposto por Mary Russo na obra homônima. A partir da análise dessas representações das sobreviventes, inseridas num contínuo de circunstâncias críticas, é que se evidencia e discute a porosidade de termos como gênero e identidades.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teorias Literárias e Literaturas, Bacharelado em Letras - Português, Monografia em Literatura, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons