Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5370
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_AngelaMariaJallesBicalho.pdf3,51 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorIunes, Silvana Maria Silva-
dc.contributor.authorBicalho, Ângela Maria Jalles-
dc.identifier.citationBICALHO, Ângela Maria Jalles. O uso do material dourado na compreensão da subtração com desagrupamento. 2013. 33 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.en
dc.description.abstractO presente trabalho é fruto de observação em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, numa escola montessoriana, em Brasília. A metodologia para o ensino da matemática evoluiu muito nos últimos anos, o que veio favorecer a aprendizagem que acontece quando a criança é desafiada a compreender e analisar cada dificuldade que lhe é apresentada, utilizando o material dourado. Por isso a grande preocupação no uso de material concreto, manipulável como ajuda para melhor compreensão dos significados, e na resolução das situações-problema. Nesta observação foram propostas algumas situações à turma e investigado os procedimentos das crianças em relação ao desagrupamento, na subtração e a compreensão dentro do processo educativo. É um desafio para os professores e mostra a importância do seu papel ao estimular o aluno a manipular o material em busca de uma solução. O aluno pode expressar a resolução de uma situação por um algoritmo, sem a compreensão do processo; o material dourado vai evidenciar a solução do mesmo, contribuindo e facilitando a aprendizagem do aluno. A compreensão do sistema de numeração decimal, base 10, e do valor posicional dos algarismos é uma base importante para que o aluno consiga dar continuidade, de forma gradativa, e com sucesso em outros conteúdos matemáticos, de acordo com a capacidade de cada um. Pode-se concluir a importância do uso do material dourado no ensino da matemática, pois além de facilitar a compreensão do desagrupamento na subtração, é a chave mágica para solucionar as diversas situações dentro desta disciplina.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordMatemática (Ensino fundamental)en
dc.subject.keywordEducação de criançasen
dc.titleO uso do material dourado na compreensão da subtração com desagrupamentoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-24T12:03:33Z-
dc.date.available2013-06-24T12:03:33Z-
dc.date.issued2013-06-24T12:03:33Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5370-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons