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https://bdm.unb.br/handle/10483/5364
Título: | O papel da equipe gestora no acesso e permanência das crianças com defiência na escola |
Autor(es): | Botelho, Tarciana Flávia Pereira |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Estudantes com necessidades educativas especiais Inclusão escolar Escolas - organização e administração |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 24-Jun-2013 |
Referência: | BOTELHO, Tarciana Flávia Pereira. O papel da equipe gestora no acesso e permanência das crianças com defiência na escola. 2013. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alexânia-GO, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo contribuir para a reflexão sobre o papel da
equipe de gestão escolar frente ao desafio de garantir o acesso e permanência dos
estudantes com deficiência. Para tanto, parte-se de uma revisão de bibliografia que
tem alertado a cerca da complexidade desta interface no contexto brasileiro apontando uma análise sobre as Leis que garantem o acesso e permanência da criança e adolescente na escola, identificando equívocos envolvendo a educação inclusiva. Segue também os objetivos que tentam responder quais são os marcos legais que subsidiam a prática de uma escola inclusiva, investigar quais os conceitos de escola inclusiva e o papel da equipe gestora na sua implantação. Conclui-se que é necessário transformar a realidade atual frente à inclusão escolar no diagnóstico dos pontos nevrálgicos propondo ações coletivas para a sua implementação assim garantindo que os alunos possam ser atendidos que atendam as necessidades dos portadores de necessidades especiais. É primordial que a discussão sobre a inclusão envolva a todos da comunidade escolar, favorecendo o processo educativo.
Cabe a equipe gestora mediar um diálogo permanente, articulando saberes em suas
diversidades, proporcionar vivências significativas para a formação integral do sujeito. A inclusão deve fazer parte de uma proposta não segregativa e abranger os
educadores, a família e a comunidade e estar embasada numa filosofia que
proporciona a todos, igualdade e reconhecimento do outro como sujeito de
singularidade. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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