Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5348
Título: | A contribuição dos contos de fadas na educação infantil de três turmas de uma escola da cidade de Água Fria - Goiás |
Autor(es): | Alcântara, Ana Kelly Oliveira de |
Orientador(es): | Queiroz, Norma Lucia Neris de |
Assunto: | Educação de crianças Literatura infanto-juvenil Contos de fadas |
Data de apresentação: | Mar-2013 |
Data de publicação: | 20-Jun-2013 |
Referência: | ALCÂNTARA, Ana Kelly Oliveira de. A contribuição dos contos de fadas na educação infantil de três turmas de uma escola da cidade de Água Fria - Goiás. 2013. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013. |
Resumo: | Este estudo de pesquisa tem como objetivo geral analisar a contribuição da literatura
infantil, mais especificamente, os Contos de Fadas na prática pedagógica de um grupo de professoras com três turmas de educação infantil de uma escola pública no
município de Água Fria - Goiás. A proposta de desenvolver este estudo surgiu da
necessidade de identificar a contribuição dos contos de fadas para a educação
infantil. A metodologia de pesquisa utilizada foi à abordagem qualitativa em uma
escola pública da zona urbana da cidade de Água Fria – Goiás com duas professoras da educação infantil que atuam em três turmas nos períodos matutino e vespertino. Os instrumentos utilizados para coletar os dados foram observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas com as professoras. As duas têm como concepção de leitura um processo de interação entre os indivíduos, o conceito de literatura infantil está ligado a descobrir, explorar, aprender e criar novos mundos através da leitura, elas dizem que para quem lê o mundo não tem limites; os momentos de contação de histórias ocorrem uma ou duas vezes por semana, são planejados pelas professoras com muito zelo e cuidado elas enfeitam a sala, fazem fantoche e se vestem a caráter conforme a história que vão explanar; as obras lidas e trabalhadas são as seguintes: João e Maria, o patinho feio, chapeuzinho vermelho, branca de neve e pinóquio; elas escolhem as obras juntas, utilizam aquelas que podem ser melhor trabalhadas dentro de sala de aula. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons