Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5344
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GermanaBarreiradosSantos.pdf322 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cantigas de roda e histórias locais como estratégicas de ensino na educação infantil em uma escola pública de Cavalcante - GO
Autor(es): Santos, Germana Barreira dos
Orientador(es): Queiroz, Norma Lucia Neris de
Assunto: Educação de crianças
Atividades lúdicas
Data de apresentação: Abr-2013
Data de publicação: 20-Jun-2013
Referência: SANTOS, Germana Barreira dos. Cantigas de roda e histórias locais como estratégicas de ensino na educação infantil em uma escola pública de Cavalcante - GO. 2013. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Alto Paraíso de Goiás-GO, 2013.
Resumo: Este estudo de pesquisa tem porobjetivo compreender como tem sido o trabalho com atividades lúdicas. Neste estudo, as cantigas de roda e as narrativas orais de histórias locais, são vistas como atividades lúdicas que recortei para investigar no contexto da Educação Infantil no município de Cavalcante GO. Dentre os aspectos discutidos no presente estudo, destaca-se a dimensão cultural presente nas cantigas de roda e narrativas orais das histórias de nossa região. A coleta de dados foi realizada no Pré Escolar III, localizada na Rua 3 loteamento B, setor Cavalcantinho. Integram os instrumentos de coleta de dados, a observação participante em sala de aula e entrevista semiestruturada. Foram entrevistadas 13 pessoas, sendo uma professora, duas pessoas da comunidade e 10 alunos da instituição pesquisada. Dentre os procedimentos de análise dos dados recolhidos, está a transcrições das entrevistas que foram confrontadas com as observações da sala de aula. Fundamentam teoricamente alguns estudiosos da temática, entre eles destacam-se: Maluf (2009), Brasil (2008), Angotti (2009), Macedo (2005), entre outros. O levantamento e registro das histórias locais foram feitos por mim e entregues para a professora da instituição pesquisada para que juntamente com as cantigas de roda, ela trabalhasse com suas crianças. O resultado geral é que hoje, os meios de comunicação estão mais interessante, que a cultura local, talvez isso ocorra por terem sidas deixadas de lado por muito tempo. Mas ainda é tempo de se resgatar esses costumes de antes. E a escola pode auxiliar nesse resgate cultural, por isso é importante que os docentes da educação infantil trabalhem a contação de histórias na escola inclusive com pessoas mais velhas da comunidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons