Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5334
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JoaoAlbertoBrochadoAbrao.pdf818,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os clusters de serviços : o caso da Rua da Informática de Brasília
Autor(es): Abrão, João Alberto Brochado
Orientador(es): Daroit, Doriana
Assunto: Cluster
Arranjo Produtivo Local (APL)
Vantagem competitiva
Indústrias - localização
Data de apresentação: 26-Fev-2013
Data de publicação: 19-Jun-2013
Referência: ABRÃO, João Alberto Brochado. Os clusters de serviços: o caso da Rua da Informática de Brasília. 2013. 54 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As decisões estratégicas norteiam os rumos da organização, especialmente aquelas que não podem ser facilmente revertidas. Um bom exemplo é a decisão de localização. O local em que a empresa se instala influencia as relações que mantém com clientes, parceiros, fornecedores e concorrentes. Diferenciando os clusters industriais dos clusters de serviços, este trabalho analisa um caso específico de concentração de empresas de serviços, a Rua da Informática de Brasília, investigando se as relações entre as empresas aglomeradas qualificam a localidade como um cluster de serviços. A literatura sobre os clusters examina as relações competitivas e cooperativas que despertam a partir da concentração de empresas atuantes em um mesmo setor, e que podem resultar em vantagem competitiva para aqueles que ali estão. Para verificar a existência dessas relações na Rua da Informática, foi aplicado um questionário com três blocos para investigar quais foram as influências na decisão de localização e quais são as relações competitivas e cooperativas entre as empresas. A proximidade dos clientes foi a grande influência na decisão de localização de acordo com os participantes. Quanto às relações competitivas, afirmam que a competição por clientes é acirrada, mesmo tendo a percepção de que a base de potenciais clientes é grande o bastante para que todos tenham rentabilidade. Os respondentes afirmam observar o mercado como um todo em busca de inovações, evitando a chamada miopia coletiva, mas com o risco de seguir tendências externas que não se aplicam ao contexto do local. As relações cooperativas apresentadas são a terceirização de atividades, o apoio a eventos de qualificação conjunta e reuniões dos empresários atuantes no local, a ação de ex-funcionários que percebem oportunidades e abrem empreendimentos no local e a indicação de um concorrente quando não possui o produto ou não oferece o serviço desejado por ele. Afirmam, porém, não trocar informações sobre os negócios, reforçando o comportamento de buscar informações no ambiente externo. De acordo com os elementos apontados pelos participantes deste estudo, verifica-se que as relações estabelecidas pelas empresas da Rua da Informática podem indicar a existência de um cluster de serviços na região.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons