Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5331
Título: | Uma análise do processo de alfabetização e letramento de crianças e adolescentes de uma escola do município de Carinhanha |
Autor(es): | Silva, Maria Joaquina do Carmo |
Orientador(es): | Ferreira, Nirce Barbosa Castro |
Assunto: | Distúrbios da aprendizagem Alfabetização Letramento |
Data de apresentação: | 2013 |
Data de publicação: | 19-Jun-2013 |
Referência: | SILVA, Maria Joaquina do Carmo. Uma análise do processo de alfabetização e letramento de crianças e adolescentes de uma escola do município de Carinhanha. 2013. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Carinhanha-BA, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar dificuldades encontradas pelos professores no processo de alfabetização e do letramento de uma turma de alunos, 5° ano das séries iniciais de uma escola do município de Carinhanha. O tema foi escolhido, a partir da minha inserção como professora nessa escola, e por isso, ter a percepção muito próxima do objeto pesquisado. A pesquisa se fundamenta em alguns teóricos que estudam os conceitos de alfabetização e de letramento, como Magda Soares e Paulo Freire, como para uma analise mais detalhada, faço uma reflexão sobre a prática do professor alfabetizador, atuante na escola, e busco a contribuição de algumas metodologias desenvolvidas sobre o tema. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa, e utiliza-se como método
investigativo o estudo de caso. Os sujeitos participantes são cinco professores, dois
coordenadores e um vice-diretor, da mesma escola. Com esse estudo, foi possível
perceber alguns dos fatores relevantes para a frequente ocorrência de dificuldade no
processo de ensino/aprendizagem. Tais como: A debilidade na formação do professor, e a ausência dos pais ou responsáveis no processo escolar do aluno. O caso mostra que é preciso, repensar estratégias que possam trazer os pais para dentro da escola, no sentido de dar uma nova significação na alfabetização desses alunos e alunas. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2013. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons