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Título: A educação física e o desenvolvimento da aptidão física vinculadas ao desenvolvimento das habilidades motoras
Autor(es): Gonçalves, Gilberto
Orientador(es): Copetti, Giano Luis
Assunto: Aptidão física
Capacidade motora nas crianças
Crianças - desenvolvimento
Educação física (Ensino fundamental)
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 19-Jun-2013
Referência: GONÇALVES, Gilberto. A educação física e o desenvolvimento da aptidão física vinculadas ao desenvolvimento das habilidades motoras. 2012. xi, 91 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barretos-SP, 2012.
Resumo: O objetivo deste trabalho monográfico foi investigar que tipo de influência um programa de atividades físicas pode exercer no desenvolvimento da aptidão física vinculada às habilidades motoras de escolares de oito a dez anos de idade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Ernesto Paro de Colina-SP. A metodologia utilizada foi a de pesquisa experimental com caráter comparativo. Participaram deste estudo uma amostra de cinquenta e cinco alunos que foi dividida em grupos caso e controle, e subdividida por gêneros. No grupo caso ficaram vinte e sete alunos, dos quais quatorze são do sexo masculino e treze do sexo feminino. O grupo controle foi composto por vinte e oito participantes dos quais dez eram do sexo masculino e dezoito do sexo feminino. O instrumento de avaliação utilizado foi a metodologia do PROESP-BR (Projeto Esporte Brasil) e, para verificar o objetivo do estudo, todos os grupos participaram de uma avaliação inicial e uma avaliação final. No intervalo entre a primeira e segunda avaliação, o grupo caso participou de um programa de atividades físicas três vezes por semana durante quatro semanas com duração de uma hora e trinta minutos cada sessão de treinamento. Tal programa foi organizado com exercícios aeróbicos, anaeróbicos e de atividades lúdicas com objetivos de melhorar os níveis cardiorrespiratórios, de força, agilidade, equilíbrio, flexibilidade e coordenação. Foram feitos trabalhos de resistência localizada com flexão de braço, resistência abdominal, treinamento de pernas, treinamento de flexibilidade da coluna e membros inferiores e trabalhadas a aprendizagem e o aprimoramento das habilidades motoras da seguinte forma: correr (de frente, de costas, lateralmente, combinado, aleatoriamente, etc.), saltar (verticalmente, horizontalmente, com uma perna, de uma superfície mais alta, saltitar), empurrar e puxar a dois, equilibrar, carregar, amortecimento de quedas e rolamentos, rolamento de frente, rolamento de costas, queda lateral (direita e esquerda), queda frontal e rolamento diagonal. Os resultados indicaram que houve melhora significativa nos componentes de força (resistência abdominal e força explosiva de membros superiores) e da função cardiorrespiratória. Chegou-se à conclusão que o programa de atividades físicas influenciou positivamente o desenvolvimento da aptidão física vinculada às habilidades motoras dos participantes do grupo caso em relação ao grupo controle a partir da prática dos exercícios. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this monograph was to investigate the kind of influence that a program of physical activities could have on the development of the overall physical fitness connected to the motor abilities of students aged eight to ten years old attending Escola Municipal de Ensino Fundamental (local primary school) Henrique Ernesto Paro, in Colina/SP. The methodology used was an experimental research with a comparative approach. A sample of fifty-five (55) students was divided into a research group and a control group. The research group, with twenty-seven (27) students, was further divided into a subgroup with fourteen (14) boys and a subgroup with thirteen (13) girls. The control group, with twenty-eight (28) students, was also subdivided: a subgroup with ten (10) boys and another subgroup with eighteen (18) girls. The PROESP-BR (Projeto Esporte Brasil) methodology was selected as the evaluation tool, and to be able to verify the results appropriately, all the groups were subjected to both an initial and a final physical assessment. Between the initial and final assessments, the research group took part on a four-week-long physical activity program, each training session lasting one hour and thirty minutes with a frequency of three times weekly. Such program included aerobic and anaerobic exercises and playful activities aimed at improving the students' levels of cardiovascular endurance, strength, agility, balance, flexibility, and coordination skills. There were exercises focusing on localized endurance (push-ups for the arms, crunches for the abdomen), leg training, spine and lower body flexibility training, besides ensuring learning and improvement of motor abilities through the following activities: running (forward, backward, sideways, combined, random, etc.), jumping (vertically, horizontally, on one leg, from a higher surface, hopping), pushing and pulling in pairs, swaying, load-carrying tasks, roll/fall softening, forward/backward/diagonal rolling, left/right side and front fall. Results indicated that a significant improvement was achieved on strength components (abdominal endurance and upper body explosive strength) and cardiorespiratory function. The conclusion is that the physical activity program carried out influenced positively the development of physical fitness linked to the motor abilities of the participants on the research group, when compared to the control group.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2012. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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