Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5322
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MariaAlicedeCastroAlves.pdf901 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de relativização em produções escolares : uma abordagem sociolinguistica
Autor(es): Alves, Maria Alice de Castro
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Souza
Assunto: Linguística
Sociolinguística
Língua portuguesa - gramática
Data de apresentação: Out-2012
Data de publicação: 7-Jun-2013
Referência: ALVES, Maria Alice de Castro. Estratégias de relativização em produções escolares: uma abordagem sociolinguistica. 2012. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este artigo estuda à luz da Sociolinguística Variacionosta, a variação no uso das três estratégias relativas presentes no Português Brasileiro: a forma padrão, preconizada pela gramática da norma culta, e as duas formas não padrão, aqui chamadas de cortadora e copiadora. O corpus da pesquisa concentrou-se em produções escritas de alunos do 1º ano do Ensino Médio. A hipótese levantada é que, os alunos de maior prestígio social apresentariam a mesma frequência de ocorrências da estratégia não-padrão em comparação com os alunos de menor prestígio social. Para justificar a hipótese foi realizada primeiramente a análise quantitativa dos dados e realizada a distribuição das ocorrências de relativas por função sintática do pronome relativo. Tal análise não confirmou a hipótese levantada, sendo que os alunos que gozam de menor prestígio social apresentaram menor frequência da estratégia não-padrão em comparação com os alunos de maior prestígio social. _______________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper studies based on Sociolinguistics Variacionosta, variation in the use of these three strategies in Brazilian Portuguese: the standard form recommended by the grammar of cultural norms, and the two non-standard forms, here called cutter and copier. The corpus of research focused on written productions of students of 1st year of high school. The hypothesis is that students of higher social prestige would present the same frequency of occurrences of non-standard strategy in comparison with students from lower social prestige. To justify the assumption was made in first quantitative analysis of the data and performed the distribution of the occurrences related by syntactic function of the relative pronoun. This analysis did not confirmed the hypothesis. Students of lower social standing had a lower frequency of non-standard strategy in comparison with students of higher social prestige.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons