Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5319
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_BlendaBatistadeOliveira.pdf67,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A ditadura militar em Benjamim de Chico Buarque de Holanda
Autor(es): Oliveira, Blenda Batista de
Orientador(es): Almarza, Sara
Assunto: Brasil - história 1964-1985
Literatura brasileira - história e crítica
Figuras de linguagem
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 7-Jun-2013
Referência: OLIVEIRA, Blenda Batista de. A ditadura militar em Benjamim de Chico Buarque de Holanda. 2012. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português e Respectiva Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir, de forma profunda, os elementos alegóricos da obra Benjamim de Chico Buarque, tendo por base o período ditatorial brasileiro. Trata, em específico, do estudo da linguagem figurada e dos perfis de algumas personagens, empregados como coadjuvantes de sua crítica mordaz ao regime. A Ditadura, em si, não é mencionada diretamente no texto, porém, comparece diversas vezes em forma de alegoria, estando presente em todo o enredo, no entanto, de modo sutil. Esta análise pretende identificar a sátira em meio ao figurado, ao fictício, e traçar um paralelo entre o representativo e o real, comparando fatos ocorridos nos Anos de Chumbo com os símbolos apresentados na obra literária. A pesquisa teve dois alicerces para sua elaboração: o posicionamento político e o envolvimento de Chico Buarque nas questões relativas à (re)democratização; e devido à censura, a utilização do imaginário, por parte dos compositores e escritores, para expor suas opiniões e seus descontentamentos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2012.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons