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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPilati, Eloisa Nascimento Silva-
dc.contributor.authorLisboa, Regina de Freitas-
dc.identifier.citationLISBOA, Regina de Freitas. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência, escola e o ensino de língua portuguesa. 2013. 27 f. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.en
dc.description.abstractPara promover um bom planejamento pedagógico é essencial que se conheça os processos de aprendizagem do ser humano. Motivados a obter resultados eficazes provenientes de salas de aulas reais, o Comitê de Desenvolvimento da Ciência da aprendizagem, o Comitê de pesquisa da Aprendizagem e da Prática Educacional junto a Comissão de Educação e Ciências Sociais e do Comportamento e o Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos se uniram com o objetivo de ajudar professores e escolas a criarem uma ponte entre o processo de aprendizagem e as atividades concretas realizada nas escolas. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola visa contribuir para a implementação de significativas mudanças de paradigmas em todas as áreas de atuação, e para que os resultados das últimas pesquisas sobre o processo de aprendizagem sejam palpáveis foi preciso analisar profundamente todas as etapas das salas de aulas reais, desde o planejamento até a avaliação.Considerando, portanto, a obra Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola, o objetivo desse estudo é apresentar um resumo da obra e desenvolver uma reflexão sobre como as propostas ali apresentadas podem ser implementadas no desenvolvimento das habilidades em Língua Portuguesa e de gramática da Língua Portuguesa, em sala de aula. Assim como os pesquisadores dos comitês supracitados acreditam nos processos de aprendizagem e na sua organização efetiva, nós acreditamos que o desenvolvimento do comportamento linguístico extrapola os limites das gramáticas tradicionais (GTs) estudadas em sala de aula. Em vez disso, propomos a investigação científica desse comportamento a fim de obter melhorias nas aulas de português.O estudo abordará alguns dos principais temas explorados na obra e associará os resultados das pesquisas com problemas encontrados nas aulas de Língua Portuguesa no que diz respeito à conceituação de sujeito e regência verbal.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - gramáticaen
dc.subject.keywordAprendizagem cognitivaen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinoen
dc.titleComo as pessoas aprendem : cérebro, mente, experiência, escola e o ensino de língua portuguesaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-06-06T13:09:21Z-
dc.date.available2013-06-06T13:09:21Z-
dc.date.issued2013-06-06T13:09:21Z-
dc.date.submitted2013-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5306-
dc.language.isoPortuguêsen
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