Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5301
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_IvandicedeSouzaCorrea.pdf541,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Letramentos na Escola Municipal Flor da Terra
Autor(es): Correa, Ivandice de Souza
Orientador(es): Sousa, Rosineide Magalhães de
Assunto: Educação do campo
Letramento
Data de apresentação: 2-Mar-2013
Data de publicação: 6-Jun-2013
Referência: CORREA, Ivandice de Souza. Letramentos na Escola Municipal Flor da Terra. 2013. 54 f. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina, 2013.
Resumo: Este trabalho tem a intencionalidade de investigar e analisar as práticas de letramentos dos estudantes da Escola Municipal Flor da Terra e se essas práticas vão para além da sala de aula, ou seja, estão na comunidade desses estudantes. Objetiva analisar de que forma esses letramentos se apresentam na vida social e escolar deles. A fundamentação teórica está alicerçada nos Estudos do(s) Letramento(s). O livro-base para a metodologia foi de John W. Creswell (2007), para explicar a forma de pesquisa qualitativa. Essa pesquisa foi desenvolvida com uso de questionário (entrevistas estruturadas) para estudantes da escola do campo, com o intuito de permitir as interrelações entre a sociedade, família e escola o que envolve os conhecimentos populares (cultura). Observa-se que esses letramentos são as práticas do dia a dia dos estudantes e suas relações com a leitura e escrita. O que caracteriza a abrangente dimensão dos letramentos múltipos. O estudo pretende contribuir com o mapeamento do letramento nesse contexto e retorno da pesquisa à escola por meio de oficinas e outros procedimentos pedagógicos. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work has the intention of investigating and analyzing the practices of literacies students from Flower City School of Earth and whether these practices go beyond the classroom, ie, these students are in the community. It aims to analyze how these literacies present themselves in social and school them. The theoretical framework is based on studies of (s) Literacy (s). The book applicant for the methodology was John W. Creswell (2007), to explain the form of qualitative research. This research was conducted with use of a questionnaire (structured interviews) for school students, the field in order to allow the interrelationships between society, family and school that involves the popular knowledge (culture). It is observed that these literacies are the practices of everyday life of students and its relationship with reading and writing. What characterizes the dimension of comprehensive múltipos literacies. The study aims to contribute to the mapping of literacy in this context and return the survey to the school through workshops and other educational procedures.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2013.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Linguagens, Artes e Literatura



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons