Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5295
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LucioJosedeAzevedoLucena.pdf373,49 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Trajetória, projetos e teatro : apontamentos memoriais da formação artística e acadêmica de um professor/ator
Autor(es): Lucena, Lúcio José de Azevêdo
Orientador(es): Zacharias, Paula Braga
Assunto: Teatro na educação
Teatro - produção e direção
Artistas - aspectos sociais
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: LUCENA, Lúcio José de Azevêdo. Trajetória, projetos e teatro: apontamentos memoriais da formação artística e acadêmica de um professor/ator. 2012. 62 f. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Esta monografia tem como finalidade registrar e apontar um percurso teórico e prático de um artista-educador que em diversos momentos esteve voltado à pesquisa do jogo teatral condicionado ao conceito ação (espaço/tempo), sua dimensão estética e pedagógica na construção de cenas. Abordamos um conjunto de ideias e crenças sobre a aprendizagem, porém predomina a escrita autobibliográfica e o estudo da memória teatral. É de suma importância ressaltar que o termo “teatro” não possui apenas um significado. Ele é resultado de uma cadeia de conceitos desenvolvidos ao longo de toda a história da sociedade. Consideramos diversos fatores tanto econômicos quanto culturais e naturais nos registros do texto que segue trazendo encontros via projetos, cursos, seminários, oficinas onde o autor é ministrante e onde também é aprendiz. Trabalhar com teatro é extremamente significante, pois os resultados alcançados com o jogo teatral tanto para a cena como para a informação cidadã superam em muito as expectativas do ator e do espectador, sendo assim consideramos ciências e saberes do teatro-educação que acabam por traçar um panorama histórico do período. O teatro como toda arte começa com uma ideia básica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2012. Curso de Licenciatura em Teatro a Distância.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons