Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5293
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NadiaLealPreda.pdf973,51 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso generalizado do "que" por falantes cultos
Autor(es): Preda, Nádia Leal
Orientador(es): Rodrigues, Ulisdete Rodrigues de Sousa
Assunto: Partícula que
Língua portuguesa - português falado
Mudanças linguísticas
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: PREDA, Nádia Leal. Uso generalizado do "que" por falantes cultos. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho trata da variação do uso da partícula QUE em suas várias funções, seja como relativa, interrogativa ou como conjunção. Para tanto, exploramos as variações existentes em cada uma delas em separado e a relação delas entre si, buscando encontrar elementos, variáveis linguísticas e extralinguísticas, que pudessem identificar o fenômeno como variação ou mudança linguística dentro do Português Brasileiro (PB). Utilizamos a Teoria da Variação, corrente científica pertencente à Sociolinguística Variacionista, como suporte teórico-metodológico, tendo como embasamento, entre outras, as obras FARACO (1987, 2004), BAGNO (2000, 2004, 2007), VOTRE (2008). Não se trata de uma mudança em curso, mas de uma preferência, mesmo na fala mais monitorada, das formas QUE.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2013.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons