Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5285
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_MarceloFecunde deFaria.pdf3,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Zé Pereira : o processo limiar do performer
Autor(es): Faria, Marcelo Fecunde de
Orientador(es): Barbosa, Larissa Ferreira Regis
Assunto: Performance (Arte)
Manifestação cultural
Data de apresentação: Jun-2012
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: FARIA, Marcelo Fecunde de. Zé Pereira: o processo limiar do performer. 2012. 79 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este estudo monográfico pesquisa o Zé Pereira, manifestação cultural que acontece em muitas ruas do Brasil, antecedendo o carnaval. Especificamente a pesquisa volta-se para a manifestação em Itaberaí, município do interior de Goiás. Tem-se como objetivo compreender o Zé Pereira enquanto performance e, a partir daí, deslocar alguns elementos característicos desse ato para produzir uma performance autoral inspirada nesta persona. Para isso, evidenciam-se os conceitos da performance ancorados na antropologia da performance e na performance art, por meio de uma pesquisa que deflagre o estado liminar em que passa o performer, evidenciando o processo de afastamento da estrutura social para a vivência da persona. Assim, este caminho trilha não somente a partir de uma perspectiva artística, mas antropológica, demonstrando que a performance não carece de definições, mas se mostra múltipla de sentidos e sem fronteiras disciplinares, que contribuem para a compreensão de um estado limiar do performer.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa Pró-Licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons