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Título: Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet
Autor(es): Coelho, Milena de Lima Cavalcanti
Orientador(es): Santos Júnior, Carlos Denner dos
Assunto: Processo decisório
Concorrência
Browsers (Programa de computador)
Internet
Data de apresentação: 27-Fev-2013
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: COELHO, Milena de Lima Cavalcanti. Impacto dos perfis tecnológicos na escolha e no comportamento de uso de navegadores de internet. 2013. 60 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A Internet é um ambiente que permite a circulação constante de informações. O principal meio para ter acesso a esses dados e conteúdos é o navegador de Internet. Os browsers, como também são denominados, fazem parte de um mercado bastante competitivo, formado por uma grande concorrência e que tem como característica a constante oscilação da posição de liderança. Isso é reflexo do alto poder de barganha do usuário, principal força que atua nesse segmento composto por produtos bastante semelhantes e de custo zero para o consumidor. Compreender esse mercado, passa pelo entendimento sobre o comportamento dos seus usuários perante os navegadores de Internet. Ciente disso, o presente estudo buscou identificar os principais fatores de influência no processo de escolha dos browsers, bem como analisar os hábitos de uso e a percepção sobre os principais navegadores de Internet. A pesquisa foi realizada por meio de questionário aplicado em uma base heterogênea de usuários, que foi posteriormente analisada de acordo com o perfil tecnológico de cada um. A pesquisa contou com 278 respondentes e permitiu a identificação de alguns comportamentos padrões por parte dos usuários dos navegadores de internet. Ao conflitar os resultados obtidos com as hipóteses levantadas no início da pesquisa, foi verificado que os comportamentos dos usuários se diferenciam entre os perfis definidos, ratificando a teoria defendida antes da execução da pesquisa. Além de identificar diferenças percentuais simples, o estudo revelou ainda que seis das 26 variáveis de análise do comportamento de escolha, uso e percepção demonstraram ter diferença significativa no comparativo entre os perfis tecnológicos. Como contribuição aos gestores das empresas desenvolvedoras dos navegadores de Internet, o estudo identificou comportamentos padrão de uso e escolha que podem contribuir na concepção de estratégias de captação de usuários pelas empresas. Foi possível compreender também, por meio dos comportamentos listados como não pertencentes à rotina dos usuários, que o processo de adoção de um produto ocorre de forma diferente quando há tecnologia envolvida, uma vez que o produto esteja no mercado, o desenvolvedor deve dirigir esforços para auxiliar os novos usuários a utilizá-lo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
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