Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5274
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LayllaEdreiAlvesMoreira.pdf402,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Cultura organizacional e percepção de mudança : a cultura é afetada pelas mudanças?
Autor(es): Moreira, Laylla Edrei Alves
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Cultura organizacional
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: MOREIRA, Laylla Edrei Alves. Cultura organizacional e percepção de mudança: a cultura é afetada pelas mudanças? 2012. 77 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: A mudança é um processo contínuo e um aspecto inerente ao cotidiano organizacional, uma vez que o mundo do trabalho se tornou um ambiente extremamente instável caracterizado por rápidas transformações econômicas, sociais, culturais e tecnológica-cientificas. Essas mudanças podem impactar em diversos aspectos da organização como na sua cultura. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar o efeito das mudanças organizacionais, a partir das percepções de empregados, sobre a cultura organizacional de uma empresa da área de saúde de Brasília. Para isso, foi realizada uma pesquisa quali-quanti, sendo aplicados duas escalas com indícios de validade, um sobre percepção de mudança organizacional e outro para avaliar a cultura organizacional atual da empresa, além da realização de nove entrevistas e análise documental com o intuito de delimitar a cultura anterior existente na organização e a percepção do empregados sobre as mudanças. Os resultados demonstraram que os funcionários perceberam as mudanças organizacionais, e que os funcionários com mais de 3 anos de organização foram os que mais perceberam-nas. Além disso, eles também perceberam alterações na cultura da organização, inclusive decorrentes das outras mudanças que a organização passou. Porém, essas mudanças culturais ainda estão em andamento, corroborando que a cultura é um aspecto organizacional de difícil alteração. Uma das limitações do trabalho foi por ser um estudo transversal e avaliar a cultura anterior somente pela percepção de funcionários. Assim recomenda-se que seja feito um estudo longitudinal, em que a cultura seja avaliada antes das mudanças serem implantas e após a implantação dessas mudanças.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2012.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons