Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5273
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_SandraMenezesDiniz.pdf1,31 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho : a percepção de servidores de duas Agências da Previdência Social/INSS em Brasília (DF)
Autor(es): Diniz, Sandra Menezes
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Serviço público
Qualidade de vida no trabalho
Produtividade do trabalho
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: DINIZ, Sandra Menezes. Qualidade de vida no trabalho: a percepção de servidores de duas Agências da Previdência Social/INSS em Brasília (DF). 2013. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: As grandes transformações e inovações tecnológicas ocorridas nas últimas décadas no âmbito social, político e econômico, têm impactado significativamente a vida dos indivíduos, sobretudo no que diz respeito às suas atividades de trabalho e relações socioprofissionais. Neste contexto, o bem-estar e a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) têm sido percebidos como elementos-chave para o desenvolvimento das organizações públicas e privadas. Destarte, o objetivo desse estudo foi descrever a percepção de QVT de servidores de duas Agências da Previdência Social/INSS em Brasília/DF. Para tanto, foi aplicado o Inventário de Avaliação de Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT), ferramenta capaz de captar a percepção dos trabalhadores sobre sua QVT com base em cinco dimensões analíticas: condições e organização do trabalho, relações socioproficionais, reconhecimento e crescimento profissional e elo trabalho-vida social. O estudo possui caráter descritivo, recorte transversal, utilizando uma abordagem do tipo quantitativa-qualitativa, com levantamento dos dados por meio da técnica Survey. Participaram da pesquisa 27 servidores das unidades de estudo, amostra constituída por conveniência. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva, tais como frequência, média e desvio padrão e técnica baseada em análise de conteúdo. Após a análise dos dados, pôde-se estabelecer um diagnóstico sobre a percepção de QVT nas agências, verificando-se a predominância de bem-estar no trabalho. Entretanto, também foram encontrados resultados negativos, que requerem atenção, no sentido de melhorar a qualidade de vida daqueles que atuam na organização estudada. O estudo busca contribuir para o desenvolvimento da abordagem preventiva de QVT no campo da Administração e ainda fornece importantes subsídios para a gestão de QVT na organização estudada.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons