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Título: Alinhamento estratégico interno : um estudo sobre a evolução da estratégia em curso em uma empresa júnior da Universidade de Brasília
Autor(es): Wanderley, Camila de Paula Guayer
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Alinhamento organizacional
Administração estratégica
Empresa Júnior
Data de apresentação: 28-Fev-2013
Data de publicação: 5-Jun-2013
Referência: WANDERLEY, Camila de Paula Guayer. Alinhamento estratégico interno: um estudo sobre a evolução da estratégia em curso em uma empresa júnior da Universidade de Brasília. 2013. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Esta pesquisa empírica discutiu, por meio de dois modelos distintos de alinhamento estratégico interno, a evolução da estratégia em curso em uma empresa júnior (EJ) da Universidade de Brasília (UnB). Foram utilizados os modelos de Labovitz e Rosansky, que em 1997 propuseram uma ferramenta capaz de traçar o perfil de alinhamento de uma organização com base na percepção de seus membros, e o Balanced Scorecard (BSC), ferramenta de gestão estratégica utilizada pela organização selecionada. Ambos os modelos podem ser utilizados para o gerenciamento das atividades de implementação da estratégia em uma empresa, e permitem a avaliação da evolução da estratégia em curso. A população alvo do estudo foi composta pelos 61 membros da EJ. Para fins de análise, foram consideradas válidas as respostas de 55 participantes, constituindo uma amostra não probabilística de conveniência. Para coleta dos dados, aplicou-se o instrumento desenvolvido por Labovitz e Rosansky (adaptado para o Brasil), e também foram levantados dados secundários relativos ao BSC da empresa. Como estratégia de análise dos dados, foram utilizadas estatísticas descritivas. Chegou-se a diferentes resultados sobre a evolução da estratégia da organização. De um lado, o BSC apontou uma empresa que, por ora, tem sua estratégia implementada em nível entre mediano e ruim, enquanto que o perfil de alinhamento da organização, baseado na percepção de seus membros, apontou um nível de implementação satisfatório. Contudo, deve ser levado em conta que a empresa em questão ainda não concluiu o ciclo de implementação de sua estratégia, que se encerra apenas em 2014, e, portanto, o resultado não permite afirmar que a estratégia da empresa, medida por meio do BSC, não será alcançada. Ainda, os resultados aqui apresentados e discutidos servem de insumo para que sejam tomadas importantes providências no sentido de equiparar a percepção dos trabalhadores com os resultados já alcançados e os ainda vindouros, no sentido de garantir o alinhamento interno da organização e uma efetiva implementação de sua estratégia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
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