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Título: Análise do discurso para a formação do professor : a importância da inserção de conceitos de análise do discurso na formação acadêmica do professor de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Izabella de Almeida e
Orientador(es): Corôa, Maria Luiza Monteiro Sales
Assunto: Análise do discurso
Professores de português - formação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 4-Jun-2013
Referência: SILVA, Izabella de Almeida e. Análise do discurso para a formação do professor: a importância da inserção de conceitos de análise do discurso na formação acadêmica do professor de língua portuguesa. 2011. 52 f.; il. Monografia (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Analisou-se conceitos da Análise do Discurso bem como a importância deles na formação acadêmica do professor de Língua Portuguesa. Muito embora tenha sido motivado pela inserção desses conceitos às aulas de Língua Portuguesa do Ensino Regular, esse trabalho se detém à uma abordagem de temas da Análise do Discurso voltada para a Educação Superior. Tratou-se de elaborar um recorte de conceitos mais relevantes à temática em questão, visto a impossibilidade de tratar todos os temas pretendidos são eles: os diferentes graus de implicitude na malha textual através de análises contendo implicaturas conversacionais; a intertextualidade que transforma a comunicação numa rede, assim descrita por Bakhtin, que inclui nesse momento os conceitos de Ideologia e Hegemonia; o pragmatismo dos contextos e como eles são contundentes para o entendimento dos enunciados, os graus de interação entre o emissor e o receptor dos enunciados. Todos esses conceitos observados sob a égide da LDB – Lei de Diretrizes e Bases e dos PCN – Parâmetros curriculares Nacionais; a fim de demonstrar como eles são importantes para a formação acadêmica dos professores e, por conseguinte, como é relevante a sua presença nas abordagens em sala de aula afim de formar cidadãos com senso crítico cada mais apurado, para que não se tornem massa de manobra, visando assim, uma transformação social. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper analyzes the concepts of Speech Analysis as well as the importance of each concept on academic background of Portuguese teachers. Although this paper had been arisen by the insert of Portuguese teaching concepts on ordinary education, it also holds an approach of themes linked to Speech Analysis for college education. It attempts to assemble a clipping of the most relevant concepts linked to this theme, due to the impossibility to deal with the issues intended, which are: different levels of textual implicitness beyond conversational implicative analysis; the intertextuality that turns the communication into a web, as described by Bakhtin, who adds the concepts of Ideology and Hegemony; the context pragmatism and how crucial they are to the enunciation understanding. All these concepts are being observed under the perspectives of LDB (Lei de Diretrizes e Bases) and PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais); in order to demonstrate how important these concepts are for teachers’ academic education and, as a result, how relevant their presence are on classrooms’ approach for citizens formation with a more accurate critical sense, so that people will not tend became mass of maneuver, hopping as a result a social transformation.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.5262
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