Resumo: | Com base em pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso
Crítica (Fairclough, 2001; Resende e Ramalho, 2006), bem como na concepção crítica de ideologia desenvolvida por Thompson (2009), esta pesquisa investiga aspectos discursivos de propagandas da rede transnacional de fast food o McDonald´s em que se verificam esforços retóricos para a construção da imagem dissimulada de “alimentação saudável”. Este tipo de publicidade simula/dissimula imagens de que os alimentos apresentados seriam supostamente saudáveis, como uma reação às críticas que a rede de fast food tem sofrido, assim como para buscar se adaptar à tendência mundial de valorização da alimentação saudável e da qualidade de vida no capitalismo tardio, e, ainda, para assegurar sua legitimidade frente a regulamentações governamentais brasileiras sobre o assunto, a exemplo da RDC nº 24 da ANVISA. Os resultados iniciais do estudo, qualitativo, documental e sincrônico, apontam para a urgência da adequação
da regulamentação publicitária à apresentação da qualidade dos alimentos,
principalmente, quando há a dissimulação de seus verdadeiros valores nutricionais,
como já existem advertências e restrições para as publicidades de cigarros e bebidas
alcoólicas. _______________________________________________________________________ ABSTRACT Based on theoretical and methodological assumptions of Critical Discourse
Analysis (Fairclough, 2001; Resende and Ramalho, 2006), as well as the critical
conception of ideology developed by Thompson (2009), this research investigates
discursive aspects of transnational advertisement of fast food chain McDonald's where there are rhetorical efforts to build the image of disguised "healthy food." This type of advertising simulates / dissimulates images that presented food would be supposedly healthy as a reaction to criticism that the fast food has suffered, as well as to seek to adapt to the global trend of appreciation of healthy eating and quality of life in late capitalism, and also to ensure its legitimacy in the face of government regulations Brazilian on the subject, such as the resolution # 24 of ANVISA. The initial results of the study, qualitative, documentary and synchronic point to the urgency of adapting
legislation to the advertising presentation of food quality, especially when there is
concealment of their true nutritional value, as there are already warnings and restrictions for advertisements of cigarettes and alcoholic drinks. |