Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5258
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CamilaParcaGuaritá.pdf460,4 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Ensino de orações subordinadas adverbiais comparativas e proporcionais : busca por metodologias inovadoras
Autor(es): Guaritá, Camila Parca
Orientador(es): Pilati, Eloisa Nascimento Silva
Assunto: Língua portuguesa - estudo e ensino
Língua portuguesa - gramática
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 4-Jun-2013
Referência: GUARITÁ, Camila Parca. Ensino de orações subordinadas adverbiais comparativas e proporcionais: busca por metodologias inovadoras. 2011. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A presente pesquisa, a partir de uma investigação sobre metodologias de ensino de orações subordinadas, busca comprovar se uma reflexão induzida sobre a produção escrita é capaz de levar o aluno a aprender as possíveis técnicas e o papel do uso de orações subordinadas na expressão verbal. No caso deste trabalho, o uso de orações subordinadas adverbiais comparativas é o enfoque e procura-se analisar se atividades de foco na forma ajudam o ensino para um aprimoramento gramatical, permitindo que o aluno tenha maior consciência em suas construções de períodos e parágrafos e aplique um conhecimento gramatical amadurecido e prático em suas redações. Enfim, a pesquisa pretende contribuir para a investigar se o uso de atividades reflexivas pode levar o aluno a obter uma maior consciência dos processos de construção frasal.
Abstract: This study, from a research on teaching methodologies of subordinate clauses, try to prove that a reflection on the production induced writing is capable of leading the student to learn the techniques and the possible role of the use of subordinate clauses in verbal expression. In this work, the use of adverbial subordinate clauses is the comparative approach and seeks to examine whether activities focus on form helps each grammar to an improvement, allowing the student to have greater awareness in heir construction periods paragraphs and grammatical knowledge and apply a mature and practical in their essays. Finally, the research aims to contribute to investigating the use of reflective activities can lead the student to gain a greater awareness of the processes of phrasal construction.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.5258
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons