Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5258
Título: | Ensino de orações subordinadas adverbiais comparativas e proporcionais : busca por metodologias inovadoras |
Autor(es): | Guaritá, Camila Parca |
Orientador(es): | Pilati, Eloisa Nascimento Silva |
Assunto: | Língua portuguesa - estudo e ensino Língua portuguesa - gramática |
Data de apresentação: | 2011 |
Data de publicação: | 4-Jun-2013 |
Referência: | GUARITÁ, Camila Parca. Ensino de orações subordinadas adverbiais comparativas e proporcionais: busca por metodologias inovadoras. 2011. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | A presente pesquisa, a partir de uma investigação sobre metodologias de ensino
de orações subordinadas, busca comprovar se uma reflexão induzida sobre a produção
escrita é capaz de levar o aluno a aprender as possíveis técnicas e o papel do uso de orações subordinadas na expressão verbal. No caso deste trabalho, o uso de orações
subordinadas adverbiais comparativas é o enfoque e procura-se analisar se atividades de foco na forma ajudam o ensino para um aprimoramento gramatical, permitindo que o
aluno tenha maior consciência em suas construções de períodos e parágrafos e aplique um conhecimento gramatical amadurecido e prático em suas redações. Enfim, a pesquisa pretende contribuir para a investigar se o uso de atividades reflexivas pode levar o aluno a obter uma maior consciência dos processos de construção frasal. |
Abstract: | This study, from a research on teaching methodologies of subordinate clauses, try to prove that a reflection on the production induced writing is capable of leading the
student to learn the techniques and the possible role of the use of subordinate clauses in verbal expression. In this work, the use of adverbial subordinate clauses is the comparative approach and seeks to examine whether activities focus on form helps each grammar to an improvement, allowing the student to have greater awareness in heir construction periods paragraphs and grammatical knowledge and apply a mature
and practical in their essays. Finally, the research aims to contribute to investigating the use of reflective activities can lead the student to gain a greater awareness of the processes of phrasal construction. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2011. |
DOI: | http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.5258 |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons