Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5246
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_LucasViannaMouraoSa.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Percepção de sucesso entre expatriados e sua relação com traços de personalidade
Autor(es): Sá, Lucas Vianna Mourão
Orientador(es): Barem, Débora Dorneles
Assunto: Personalidade e ocupação
Expatriação
Trabalhadores migrantes
Data de apresentação: 31-Jan-2013
Data de publicação: 4-Jun-2013
Referência: SÁ, Lucas Vianna Mourão. Percepção de sucesso entre expatriados e sua relação com traços de personalidade. 2013. 80 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O mundo globalizado trouxe consigo a necessidade de uma nova classe de profissionais nas organizações; o expatriado. O expatriado é o profissional que migra para um país diferente da sua pátria de origem para trabalhar em filiais da sua empresa ou em escritórios geograficamente distantes por um período de tempo específico. O processo de expatriação demanda vários cuidados por parte da organização e dos profissionais. Vários obstáculos são recorrentes nesta experiência, como a questão familiar, financeira, e cultural, por exemplo. Os expatriados vivem diferentes experiências e percebem diferentes obstáculos, mesmo aqueles que são enviados para um mesmo cargo pela mesma organização. Uma das explicações é a presença de diferentes traços de personalidade em cada indivíduo. Para diferenciar os traços de personalidade, foi utilizado o Modelo The Big Five Factor, que se baseia no pressuposto que todos os indivíduos têm cinco grandes traços de personalidade presentes em si, em diferentes níveis, que engloba todos os outros. Esta pesquisa objetiva identificar a relação entre traços de personalidade de expatriados, a percepção de sucesso ou insucesso em designações internacionais, o desejo de retornar ao seu país natal, associando estes a sua percepção do seu processo de expatriação. A pesquisa correlacionou fatores de questionários de 61 expatriados brasileiros e estrangeiros. O presente trabalho evidenciou algumas situações do processo de expatriação pela ótica dos próprios profissionais e os correlacionou com outras situações e com seus traços de personalidade, mostrando que aspectos podem influenciar outros. A percepção de sucesso mostrou-se correlata ao atingimento dos resultados esperados, à melhoria da situação financeira, e à expectativa de benefícios à carreira e promoção ao retornar, assim como ao traço de personalidade consciensiodade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons