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Título: Valores, normas e símbolos da cultura organizacional e mudanças organizacionais : um estudo de caso da Empresa Júnior de Administração da Universidade de Brasília
Autor(es): Batista, Luma de Araújo Costa
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Cultura organizacional
Empresa Júnior
Data de apresentação: 20-Fev-2013
Data de publicação: 3-Jun-2013
Referência: BATISTA, Luma de Araújo Costa. Valores, normas e símbolos da cultura organizacional e mudanças organizacionais: um estudo de caso da Empresa Júnior de Administração da Universidade de Brasília. 2013. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Para acompanhar o ambiente dinâmico em que estão inseridas, as organizações passam por constantes mudanças. Porém, não é fácil implementar essas alterações uma vez que existem resistências por uma empresa já possuir sua maneira de agir e pensar diante das situações. Cultura organizacional são padrões de crenças e valores compartilhados que dão aos membros de uma organização significados e regras de comportamento (Davis, 1984). Como a cultura é enraizada na empresa é difícil de ser mudada. Tendo as duas variáveis apresentadas como relevantes para as organizações, buscou-se fazer um estudo em uma empresa Júnior, a qual possui uma realidade diferente das empresas de mercado. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo descrever as características da cultura organizacional, no que tange a valores organizacionais, normas e símbolos, bem como em descrever a implementação da mudança na realidade da empresa Júnior de Administração da Universidade de Brasília. Para atingi-lo foram feitas análises documentais e realizadas entrevistas semi-estruturadas com membros da empresa, as quais foram analisadas qualitativamente por meio de análise de conteúdo. Como resultado, obteve-se a descrição dos valores organizacionais, das normas, dos símbolos da empresa e da implementação da mudança, no caso, o redesenho da estrutura organizacional por meio da percepção dos membros. Este estudo pode contribuir com o ambiente corporativo por demonstrar que as mudanças ocorridas em uma empresa influenciam os aspectos da cultura organizacional e pode ser um direcionamento para futuras pesquisas que busquem compreender de forma mais específica essa relação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
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