Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_BiancaRochaMachado.pdf659,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: História, política e modernidade: um estudo sobre a arte na obra de Martin Heidegger
Autor(es): Machado, Bianca Rocha
Orientador(es): Rufinoni, Priscila Rossinetti
Assunto: Ontologia
Verdade
Heidegger, Martin, 1889-1976
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 29-Mai-2013
Referência: MACHADO, Bianca Rocha. História, política e modernidade: um estudo sobre a arte na obra de Martin Heidegger. 2013. 56 f. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal investigar, no pensamento do filósofo Martin Heidegger, os desdobramentos que conduzem à sua pesquisa acerca da obra de arte e o caráter paradigmático que esta atinge em seus escritos de maturidade. Para tanto, partiremos de uma análise de seu projeto principal – a questão acerca do sentido do ser – anunciado já em Ser e Tempo, considerada sua obra capital. Em seguida, trataremos da virada [Kehre] em seu pensamento e da forma como esta se origina a partir do interesse de Heidegger por questões relativas à radicalização tipicamente moderna da “técnica” como instrumento de apreensão da verdade. Finalmente, investigaremos a forma como a obra de arte desponta como único elemento capaz de fazer frente ao destino que se anuncia: a dominação do homem pelo aparato técnico. Assim, veremos como Heidegger articula temas como modernidade, niilismo, técnica e arte para ressaltar a urgência da elaboração de uma nova ontologia, possível apenas sob um novo olhar para as possibilidades abertas pela arte.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons