Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5227
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_PedroLeiteRomaoCassemiro.pdf658,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A apófasis ignorante
Autor(es): Cassemiro, Pedro Romão Leite
Orientador(es): Cormier, Hubert Jean-François
Assunto: Nicholas de Cusa, Cardeal, 1401-1464
Teologia
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 29-Mai-2013
Referência: CASSEMIRO, Pedro Romão Leite. A apófasis ignorante. 2013. [62] f., il. Monografia (Bacharelado/Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho procura compreender o discurso apofático desenvolvido por Nicolau de Cusa em sua principal doutrina, a douta ignorância, contida em livro homônimo e o uso que o autor o faz de sua criação. Também abordar como isto funciona como um guia para levar o humano em direção àquele tido como o Máximo, como a doutrina em seu jogo de afirmações e negações é útil contra os excessos de positividades em várias áreas do saber e como mantêm as aventuras sapienciais livres de dogmas e ceticismos. Ao longo do trabalho é delimitada a situação do discurso dentro da doutrina e para isso será recorrido ao que está no primeiro livro de sua principal obra, A Douta Ignorância. Por último, discute-se a utilidade desse discurso para os dias atuais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons