Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5209
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_MarcusViniciusPrestesPereira.pdf645,15 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Resistência à mudança : mapeamento dos fatores individuais no contexto da AIESEC Brasília
Autor(es): Pereira, Marcus Vinícius Prestes
Orientador(es): Coelho Junior, Francisco Antonio
Assunto: Desenvolvimento organizacional
Cultura organizacional
Comportamento organizacional
Administração de pessoal
Data de apresentação: 6-Mar-2013
Data de publicação: 28-Mai-2013
Referência: PEREIRA, Marcus Vinícius Prestes. Resistência à mudança: mapeamento dos fatores individuais no contexto da AIESEC Brasília. 2013. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo identificar, empiricamente, os fatores individuais que dificultam a implementação de mudanças na ótica de membros da AIESEC Brasília. Tal pesquisa justificou-se pelo nível mediano de sucesso atingido pelas organizações em seus esforços de mudança, bem como pelo fato de que os gestores e líderes das organizações não conhecem, de modo geral, as verdadeiras causas da resistência à mudança que atrapalham o sucesso dos referidos esforços. A literatura científica sobre mudança vem tratando das causas de sua resistência, por isso a relevância deste estudo. Para isso, foi construído e aplicado um questionário semiestruturado para verificar os fatores mais relevantes de resistência à mudança que ocorreram na Organização em estudo, de acordo com a percepção dos respondentes, por meio das análises de correlação entre variáveis distintas e por meio de uma análise de conteúdo categorial. Os resultados da pesquisa mostraram que a má comunicação das mudanças, o baixo estímulo à participação, as atitudes declaradas à mudança e as atitudes não declaradas à mudança foram os fatores individuais mais relevantes para o surgimento de comportamentos de resistência à mudança nos membros da AIESEC Brasília. Verificou-se que tais fatores geraram prejuízos aos esforços de mudança empreendidos pela Organização em questão. Como limitações do presente trabalho, destaca-se o pouco tamanho amostral obtido, o que impossibilitou a realização de análises estatísticas mais rebuscadas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons