Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5205
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JoseMiltonAlvesdosSantos.pdf722,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Introdução do ensino da geografia nas séries iniciais do ensino fundamental (1º e 2º anos)
Autor(es): Santos, José Milton Alves dos
Orientador(es): Peluso, Marília Luiza
Assunto: Geografia (Ensino fundamental)
Professores de geografia - formação
Data de apresentação: 15-Dez-2012
Data de publicação: 28-Mai-2013
Referência: SANTOS, José Milton Alves dos. Introdução do ensino da geografia nas séries iniciais do ensino fundamental (1º e 2º anos). 2012. xiii, 24 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de verificar o estudo da disciplina de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, especificamente no 1º e no 2º anos. O trabalho fundamentou-se em pesquisas bibliográficas e em artigos de vários autores da Geografia e foi possível verificar que eles demonstram a grande importância do Ensino da Geografia nas séries iniciais. Foram feitas observações em sala de aula e aplicado um questionário a duas professoras da rede pública que atuam nas séries iniciais da escola onde a pesquisa foi realizada, Centro de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima. Uma tem formação em Geografia e a outra não. Verificou-se que aquela que não tem formação específica apresentou dificuldades em trabalhar diversos temas da disciplina de Geografia, uma das razões que fazem muitos alunos terem dificuldades na aprendizagem da disciplina nas séries iniciais o que resultará em grandes dificuldades ao ingressarem na 5ª série do Ensino Fundamental. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aims to verify the study of the discipline of Geography in the early grades of elementary school, specifically the 1st and 2nd years. The study was based on literature searches and articles by various authors of Geography and it was verified that they demonstrate the great importance of the teaching of Geography in the early grades. Observations were made in the classroom and applied a questionnaire to two teachers from the public who work in the early grades of school where the research was conducted, Center Elementary School Our Lady of Fatima. One has a background in Geography and the other not. It is that which has no specific training had difficulty working various themes of the discipline of Geography, one of the reasons why many students have difficulties in learning the discipline in the early grades which will result in great difficulties to join the 5th grade of Education Elementary.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Licenciatura em Geografia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons