Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5200
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RogérioLuiz deOliveira.pdf174,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A arte do desencontro : o ensino de teatro em uma escola de ensino médio de Brasília
Autor(es): Oliveira, Rogério Luiz de
Orientador(es): Matsumoto, Roberta Kumasaka
Assunto: Arte na educação
Teatro na educação
Data de apresentação: Abr-2013
Data de publicação: 28-Mai-2013
Referência: OLIVEIRA, Rogério Luiz de. A arte do desencontro: o ensino de teatro em uma escola de ensino médio de Brasília. 2013. 36 f. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: No primeiro capítulo, a autora cruza dados da história da educação, da história do teatro brasileiro e da história da arte-educação no Brasil para reconstituir o processo de consolidação do teatro como matéria escolar, um processo que ainda segue, tão longe está do apropriado. Em seguida, no segundo capítulo, escreve sobre as inovações metodológicas do ensino de teatro que, tendo surgido nas últimas três décadas em que foi intensa a discussão política e o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas sobre a arte-educação, afetou a legislação e o discurso oficial sobre teatro nas escolas, mas não atingiu significativamente a prática de ensino. E é da prática de ensino que a autora trata no terceiro capítulo. Nele relata suas experiências nos Estágios Supervisionados e as analisa, procurando saber qual a relação dessa prática com os parâmetros curriculares e como ela concorre para que se efetive a contribuição das artes cênicas prevista para o ensino.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2013.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons