Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JessicaFrancodeCarvalho.pdf199,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma exposição crítica das implicações do naturalismo ontológico
Autor(es): Carvalho, Jéssica Franco de
Orientador(es): Souza, Herivelto Pereira de
Assunto: Ciência - filosofia
Ontologia
Naturalismo
Data de apresentação: 6-Mar-2013
Data de publicação: 28-Mai-2013
Referência: CARVALHO, Jéssica Franco de. Uma exposição crítica das implicações do naturalismo ontológico. 2013. 36 f. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Filosofia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: No presente trabalho visamos expor e analisar os diferentes tipos, desdobramentos e consequências de posições ditas naturalistas a partir de um recorte na literatura. Nos dedicamos em especial à dimensão ontológica do naturalismo. O naturalismo representa uma das múltiplas relações possíveis entre filosofia e ciência, que pode ser sumarizada pelo lema de que a filosofia deve estar continuidade com a ciência. Oferecemos uma crítica às noções de natureza ou natural que podemos extrair das formulações mais comuns do naturalismo ontológico, apontando suas insuficiências. Procuramos também oferecer uma resposta ao problema do cienticismo – objeção colada ao naturalismo ontológica, metodológica e metafilosoficamente –, argumentamos que essa objeção não se coloca ao naturalismo tomado em termos gerais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2013.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons