Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5185
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_JardelRochadaSilva.pdf813,45 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Águas Claras : estratificação social, segregação residencial e representação da cidade
Autor(es): Silva, Jardel Rocha da
Orientador(es): Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Assunto: Desigualdade social
Urbanização
Classes sociais
Planejamento urbano - Águas Claras (DF)
Segregação socioespacial
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 24-Mai-2013
Referência: SILVA, Jardel Rocha da. Águas Claras: estratificação social, segregação residencial e representação da cidade. 2012. vii, 52 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo relacionar três elementos que se encontram presentes no processo de reprodução do espaço no meio urbano em geral, que se dá a partir da articulação dos seus agentes principais — o Estado, os proprietários dos meios de produção e o mercado imobiliário — e que analisamos no contexto do Distrito Federal e da região administrativa de Águas Claras, em particular. O primeiro desses elementos é a estratificação social, a qual assegura a divisão desigual do espaço sem o quê o processo de acumulação do capital não seria possível. O segundo, segregação residencial, reflete a forma como a estratificação social passa a influenciar a produção localizada do espaço. A esses junta-se um terceiro, o aspecto ideológico, que sustenta os discursos que definem as configurações da paisagem urbana e estão envolvidos nos processos de representação da cidade e suas partes constituintes enquanto imagem.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons