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dc.contributor.advisorGranemann, Gladis Lúcia Maddalozzo-
dc.contributor.authorRamos, José Marcelino-
dc.identifier.citationRAMOS, José Marcelino. O ensino da geografia e a educação ambiental. 2013. 57 f. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Itapetininga-SP, 2013.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Geografia, Curso de Licenciatura em Geografia a Distância, 2013.en
dc.description.abstractMuito se fala em sustentabilidade, mas, ainda falta muito para chegar a um consenso sobre o ensino da geografia e a educação ambiental; “diante dos debates até o antagonismo entre as formulações de cada um dos estudiosos”, entretanto necessário destacar a contribuição do pensamento de cada autor, primeiro em relação de como ensinar a geografia iniciando nas séries inicias tendo como base o espaço vital e o construtivismo como comenta Callai,1998. (...) “Nesse sentido a geografia, entendida como uma ciência social, que estuda o espaço construído pelo homem, a partir das relações que estes mantêm entre si e com a natureza”. O trabalho apresenta como linha de pensamento teorias que abordam a relação de harmonia entre o homem e a natureza nos primórdios da humanidade; com o passar do tempo e com as revoluções industriais e tecnológicas o homem adquire o poder de transformar o espaço geográfico destruindo seu próprio habitat. Na contrapartida o próprio homem reage diante da situação e começa a desenvolver métodos para compensar suas ações diante da destruição que causou e vem causando na natureza, para isso a preocupação com o meio ambiente se torna globalizada ao ponto de vários dirigentes de diversos países reunirem-se para discutirem possíveis soluções para a problemática mundial sobre o meio ambiente, e como trabalhar a Educação Ambiental. Neste ponto a geografia se torna a grande promissora do ensino em Educação Ambiental, trabalhando para que o homem como cidadão faça uso dos seus direitos lutando para preservar seu espaço geográfico, como comenta Dias , 2003. (...) “A Educação Ambiental deve favorecer os processos que permitam que os indivíduos e os grupos sociais ampliem a sua percepção e internalizem, conscientemente, a necessidade de mudanças. (Dias, 2003, p. 177)”.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordGeografia - estudo e ensinoen
dc.subject.keywordSustentabilidadeen
dc.titleO ensino da geografia e a educação ambientalen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-24T14:42:03Z-
dc.date.available2013-05-24T14:42:03Z-
dc.date.issued2013-05-24T14:42:03Z-
dc.date.submitted2013-04-06-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5177-
dc.language.isoPortuguêsen
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