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Título: A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho : um estudo em uma empresa de energia elétrica
Autor(es): Paz, Carolina Batista
Orientador(es): Ferreira, Rodrigo Rezende
Assunto: Endomarketing
Comprometimento organizacional
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 24-Mai-2013
Referência: PAZ, Carolina Batista. A relação entre ações de endomarketing e o comprometimento humano no trabalho: um estudo em uma empresa de energia elétrica. 2013. 82 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho propôs-se a investigar a relação entre as ações de endomarketing com o comprometimento dos funcionários da sede de uma Empresa de energia elétrica, em Brasília, DF. As justificativas do estudo baseiam-se em três dimensões: social, institucional e acadêmica. Quanto ao foco social, espera-se que a sociedade seja beneficiada a partir do fator comprometimento dos funcionários da organização, visto que a melhoria do serviço pode ser alcançada a partir dos resultados aqui apresentados. Quanto ao foco institucional, a pesquisa pode oferecer novos parâmetros de análises por parte da Organização estudada, em relação aos instrumentos de endomarketing utilizados e ao comprometimento alcançado por sua força de trabalho. Academicamente, o estudo se justifica por abordar a relação entre duas variáveis que, historicamente, é pouco investigada no campo de conhecimento do micro comportamento organizacional. A presente pesquisa é de natureza correlacional, classificada como pesquisa de campo do tipo survey. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados dois questionários. Para medir a frequência de uso das ações de endomarketing da empresa pelos funcionários, que são as ferramentas de comunicação interna, uma escala de 20 itens foi desenvolvida pela própria pesquisadora. Para medir o comprometimento humano no trabalho, foi utilizada a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), que contém 28 itens. Na etapa de coleta de dados, utilizou-se o enfoque quantitativo, na qual o questionário foi enviado por meio eletrônico. A população do estudo consiste nos funcionários do quadro da sede da empresa, o que exclui as unidades regionais, terceirizados e estagiários, totalizando 1.261 indivíduos. A amostra alcançada foi de 415 respondentes, correspondendo a uma taxa de retorno de 33%. Os dados foram analisados por meio do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), versão 19, na qual se gerou estatísticas descritivas e utilizou-se o teste de correlação não paramétrico Rho de Spearman. As correlações entre as variáveis de interesse mostraram-se significativas, porém, classificadas como fracas e moderadas. Os resultados do estudo contribuem para um melhor entendimento acerca do assunto, pouco estudado no Brasil. A pesquisa ainda forneceu importantes subsídios à organização estudada para pesquisas internas posteriores acerca dos instrumentos de endomarketing utilizados e o comprometimento de sua força de trabalho.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
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