Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5168
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_NadiaNascimentoLeite.pdf1,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As tecnologias da informação na educação geográfica : o software/jogo Simcity4 como ferramenta educacional para o terceiro ciclo do ensino fundamental
Autor(es): Leite, Nadia Nascimento
Orientador(es): França, Karla Christina Batista de
Assunto: Geografia (Ensino fundamental)
Ensino - meios auxiliares
Jogos por computador
Tecnologia na educação
Tecnologia da informação e comunicação
Data de apresentação: 20-Abr-2013
Data de publicação: 24-Mai-2013
Referência: LEITE, Nadia Nascimento. As tecnologias da informação na educação geográfica: o software/jogo Simcity4 como ferramenta educacional para o terceiro ciclo do ensino fundamental. 2013. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2013.
Resumo: As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) estão provocando impactos no setor educacional, construindo novos panoramas, sustentados em diferentes formas de Educação. O acesso a Internet, tem possibilitado a propagação do conhecimento em contextos variados, apoia a cooperação e agrega formas efetivamente inovadoras de ensino ao se utilizar softwares que podem ser colocados em prática. A Geografia como Ciência participativa que investiga e analisa as relações sociais e a consequente espacialização da desigualdade, leva o estudante ou pesquisador a compreender e intervir no ambiente em que vive - o Lugar. A Ciência Geográfica oferece instrumentos para planejar, conscientizar e transformar uma sociedade para a promoção da cidadania, e atualmente está se apropriando de softwares, como recurso computacional, para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem. Nesse trabalho o objetivo principal é identificar os obstáculos e as vantagens práticas e teóricas sobre a aplicação do software/jogo SimCity4 como ferramenta educacional para o Terceiro Ciclo do Ensino Fundamental, e especificamente avaliar o potencial pedagógico das novas formas de educação apoiadas nas TIC’s, analisar a funcionalidade Geográfica do Software/jogo SimCity4 e evidenciar as possibilidades didáticas que o Software/jogo SimCity4 oferece ao estudante, para apropriação dos conceitos da Ciência Geográfica. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The Communication and Information Technologies are causing impacts at the educational sector, constructing new panoramas, supporting different ways of Education. The Internet access have allowed the knowledge propagation in many different ways, supports the cooperation and adds effectively original behavior of teaching when using software that can be put in practice. The Geography as a participative Science researches and analyses the social relations and consequently the inequality of space, carries the student or the researcher to comprehend and interfere in the environment they live – The Place. The Geographic Science offers tools to plan, educate and transform a society for the promotion of citizenship, and currently is appropriating itself of software as computing resource, to assist the teaching and learning process. In this study, the main objective is identify the practical and theoretical barriers and advantages about the use of SimCity4 software/game as a educational tool for the third cycle of elementary school, and specifically evaluate the pedagogical potential of the new ways of education supported on the Communication and Information Technologies, analyze the Geographic function of the SimCity4 software/game and highlight the didactic possibilities of the SimCity4 software/game offered to the students, for appropriation of the Geographic Science concepts.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2012. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons