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Título: Desenvolvimento de uma escala de avaliação de atributos importantes para a escolha da instituição de ensino superior presencial no Distrito Federal
Autor(es): Antunes, Bruno Lameira
Orientador(es): Albuquerque, Pedro Henrique Melo
Assunto: Marketing
Consumidores - preferência
Universidades e faculdades
Data de apresentação: 4-Mar-2013
Data de publicação: 24-Mai-2013
Referência: ANTUNES, Bruno Lameira. Desenvolvimento de uma escala de avaliação de atributos importantes para a escolha da instituição de ensino superior presencial no Distrito Federal. 2013. 74 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: O número de Instituições de Ensino Superior particulares vem crescendo rapidamente, assim como o número de matrículas nos cursos de graduação. Nesse cenário cada vez mais competitivo torna-se essencial a utilização de ferramentas do marketing para maior conhecimento dos clientes. O presente trabalho buscou desenvolver escalas que identifiquem os fatores determinantes na escolha de Instituições de Ensino Superior por graduandos de cursos presenciais do Distrito Federal. É analisado o comportamento do consumidor com foco na escolha, na qual são avaliadas e comparadas as diversas alternativas de escolha. A pesquisa realizada é do tipo descritiva de dados primários obtidos através de questionários aplicados com 503 estudantes, tanto presencialmente quanto à distância. A amostra foi formada principalmente por alunos da Universidade de Brasília, aproximadamente 71%, sendo o restante alunos de instituições privadas. Para análise dos dados utilizou-se a ferramenta análise fatorial exploratória visando resumir as diversas variáveis de fatores sem perda significativa de informações. Os fatores influentes obtidos foram, em ordem de importância: Reputação e Endosso Social, Qualidade e Professores, Integração, Acesso e Comodidade, Mercado e Modernidade, ENADE, Financeiro e Facilidades e Auxílios. Ressalta-se que foi necessária, para o desenvolvimento da pesquisa, a flexibilização de critério, de forma não recomendada no referencial teórico, para obtenção dos resultados citados acima.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2013.
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