Resumo: | O presente estudo buscou verificar, as relações teóricas existentes entre percepções coletivas sobre suporte à aprendizagem informal, competências profissionais e o desempenho humano no trabalho de Servidores do Departamento de Pessoal da Câmara dos Deputados. Foi utilizada uma abordagem explicativa, de natureza quantitativa envolvendo dados primários, descritiva e correlacional. A coleta de dados deu-se por meio da aplicação presencial dos instrumentos de Suporte à Aprendizagem, Desempenho no Trabalho e Competências Individuais, que apresentam evidências de validade e precisão. Realizou-se a pesquisa com uma amostra (população) de 134 servidores. Os dados foram analisados e categorizados com o auxílio do SPSS versão 19.0. Como resultados, verificou-se correlações positivas oscilando entre fraca a forte entre as variáveis investigadas. Indivíduos que percebiam mais favoravelmente o suporte à aprendizagem possuíam competências mais imprescindíveis à realização de suas atribuições. O desempenho é facilitado pela aquisição e expressão de competências profissionais. O ambiente de trabalho e o tipo de cargo foram determinantes à aquisição de competências e à criação de um ambiente de apoio à aprendizagem informal. Infere-se que, no Departamento estudado, os servidores percebem suporte tanto dos chefes/unidade de trabalho quanto dos colegas, e que as competências são importantes para a realização da tarefa. Os servidores que têm domínio das competências apresentam desempenho moderado. A presença em um ambiente de apoio à aprendizagem faz com que os servidores exerçam suas tarefas de maneira eficiente atendendo, assim, tanto suas perspectivas de desenvolvimento pessoal quanto às expectativas da Organização. Assim, essa pesquisa apresentou como principais contribuições a releitura das variáveis abordadas, bem como o fornecimento de dados para o gerenciamento da política de gestão existente no Departamento de Pessoal e na Câmara dos Deputados. Como limitações destaca-se o fato de ter sido realizado um estudo de caso único, o que impossibilitou a comparação com o perfil de Servidores de outras Organizações. Ainda, o fato de nem todos os Setores da Câmara terem sido alvo deste trabalho. Sugere-se, para estudos ulteriores, que outras variáveis agregadas, referentes, principalmente, aos componentes da estrutura organizacional, sejam incorporadas em novos modelos teóricos hipotetizados, pois as mesmas podem auxiliar na compreensão da consolidação das percepções coletivas de suporte à aprendizagem, numa perspectiva multinível, na Organização em estudo. |