Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5152
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_HosaniaMeiraAmaral.pdf783,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância do ensino de cartografia nas séries iniciais, enfocando as práticas aplicadas em turmas do 5º ano
Autor(es): Amaral, Hosania Meira
Orientador(es): Peluso, Marília Luiza
Assunto: Geografia (Ensino fundamental)
Prática de ensino - geografia
Cartografia
Data de apresentação: 10-Dez-2012
Data de publicação: 23-Mai-2013
Referência: AMARAL, Hosania Meira. A importância do ensino de cartografia nas séries iniciais, enfocando as práticas aplicadas em turmas do 5º ano. 2012. x, 34 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: A pesquisa aqui apresentada buscou investigar as ações da prática pedagógica no ensino de cartografia nas séries iniciais, em especial as aplicadas em turmas do 5º ano do Ensino Básico, analisando ainda, os reflexos positivos e negativos dessas práticas na formação da perspectiva de mundo e de organização espacial do indivíduo. O trabalho foi realizado com a participação de alunos e professores do Centro de Ensino Fundamental 403 de Santa Maria - DF. Apoiada em sólida base teórica foi desenvolvida uma metodologia de pesquisa que incluiu a análise do material pedagógico da escola, observação da prática docente em aulas de cartografia e aplicação de questionários a 5 (cinco) professores atuantes no 5º ano. Os instrumentos desta pesquisa permitiram refletir, analisar, discutir e sugerir ações pedagógicas que favoreçam a alfabetização cartográfica e capacite o aluno a transpor e interpretar as informações cartográficas em situações cotidianas, desenvolvendo assim, na escola, uma cartografia com uma nova linguagem voltada para a apreensão de conhecimentos geográficos contextualizados e instigadores.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Curso de Licenciatura a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons