Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5151
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_PamellaNayaraLacerdaTeles.pdf1,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Políticas inclusivas escolares e o ensino de geografia
Autor(es): Teles, Pamella Nayara Lacerda
Orientador(es): França, Karla Christina Batista de
Assunto: Educação inclusiva
Educação e Estado
Estudantes deficientes
Geografia - estudo e ensino
Data de apresentação: 15-Dez-2012
Data de publicação: 23-Mai-2013
Referência: TELES, Pamella Nayara Lacerda. Políticas inclusivas escolares e o ensino de geografia. 2012. 75 f. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: Uma parcela da sociedade brasileira tem algum tipo de deficiência, mesmo que haja a legislação ainda existe uma parcela da população excluída é segregada do convívio social, não recebem atendimento adequado nas escolas públicas, com as leis da Constituição Federal de 1988, Art. 6.º, C.F: direito social à educação, Art. 205: que a educação é direito de todos; o Art. 206: o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, as escolas têm que criar oportunidades para que esses alunos sejam inseridos no ambiente escolar de forma igualitária, assim o aluno que necessita de uma educação especial vai exercer a sua cidadania com dignidade. A pesquisa foi desenvolvida para compreender a Política Educacional Inclusiva brasileira, entender a importância do ensino de Geografia para a vida das pessoas com deficiência. A investigação identificou as dificuldades dos educadores de geografia é as dificuldades de inserir alunos com deficiência, analisando as metodologias utilizadas para o desenvolvimento e aprendizagem de geografia. As entrevistas foram realizadas em duas escolas estaduais do município de Alexânia-GO, com dois educadores um de cada escola, que buscou compreender as nuances da inclusão, a forma que se dá a inclusão de alunos com deficiência nas escolas públicas, a opinião dos educadores sobre a inserção desses alunos que necessitam de uma educação especial na sala de aula, quais as metodologias utilizadas para o ensino de Geografia, as dificuldades dos educadores de ensinar pessoas com deficiência. Algumas escolas se tornam inclusivas sem ao menos ter condições de atender alunos com deficiência, a inclusão ocorre sem subsídios técnicos e de capacitação dos profissionais em muitos espaços escolares no Brasil, acontece em muitas escolas brasileiras. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
A portion of Brazilian society has some kind of disability, even if the legislation there is still portion of the population excluded and segregated from society, and do not receive adequate care in public schools, with the laws of the Federal Constitution of 1988, Article 6 . thereof, CF: social right to education, Article 205: that education and the right of all, the Article 206: The teaching will be taught based on the following principles: - equal conditions for access and stay in school, schools have to create opportunities for these students to be placed in the school environment equally, so that students who require special education will exercise their citizenship with dignity. The research was conducted to understand the Inclusive Education Policy in Brazil, and the country each year that laws and decrees were vigorados. Understanding the Geography teaching for students with disabilities, and addressing the importance of accessibility of students who need special education and a place adapted to meet the needs of these individuals. The investigation identified the difficulties of geography educators and the difficulties of entering students with disabilities, analyzing the methodologies used for the development and learning of geography. The interviews were conducted in two state schools in the city of Alexânia-GO, one with two teachers from each school, which sought to understand the nuances of inclusion, so that it gives the inclusion of students with disabilities in public schools, feedback from educators on the inclusion of these students who need special education classroom, which the methodologies used for teaching geography, the difficulties educators to teach people with disabilities. Some schools become inclusive without at least be able to serve students with disabilities, so that inclusion happens in many Brazilian schools.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2012. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons