Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/5136
Título: | A participação do ambiente escolar na constituição da identidade do sujeito adolescente |
Autor(es): | Martins, Jorge Hudson Souza |
Orientador(es): | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira |
Assunto: | Identidade Adolescentes Orientação educacional |
Data de apresentação: | 4-Mar-2013 |
Data de publicação: | 17-Mai-2013 |
Referência: | MARTINS, Jorge Hudson Souza. A participação do ambiente escolar na constituição da identidade do sujeito. 2013. 79 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013. |
Resumo: | O trabalho aqui desenvolvido se insere no campo de estudos e investigação da Educação. Tendo como objetivo identificar a importância do ambiente escolar, na constituição da identidade do sujeito, em especial dos jovens adolescentes. Nesta situação, o trabalho aqui apresentado traz uma breve reflexão sobre a constituição da identidade, as implicações da juventude e do ambiente escolar neste processo e as definições e teorias sobre a adolescência. A pesquisa desenvolvida neste trabalho foi realizada em uma escola de Ensino Médio da rede pública de ensino do Distrito Federal – DF, localizada na Asa Norte. Um grupo de vinte e cinco alunos respondeu voluntariamente a um questionário e três alunos participaram também de maneira voluntaria de uma entrevista focalizada. Os resultados indicam que os alunos identificam diversos fatores do cotidiano escolar que interferem na constituição de sua identidade, tais como as vivências com os seus pares e grupos e a relação com os professores. Conclui-se então que o ambiente escolar possui sim, uma significativa importância na constituição da identidade do sujeito possui sim, uma significativa importância na constituição da identidade do sujeito. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT The work developed in here fixes itself in the field of Educational studies and investigation. The objective is to identify the importance of the school’s environment in one’s identity constitution, especially young people, teenagers. In this situation, the work presented here brings a short theoretical reflection about the identity’s constitution, the implications of the school’s environment and youth in this process, as well as theories and definitions about adolescence. The research developed on this work was made in a public High school, in Distrito Federal – DF, localized in Asa Norte. A group of twenty five students voluntarily answered a questionnaire and three other students participated also willingly to a focalized interview. The results indicate that the students identify a diversity of factors of the school’s routine that interferes in one’s identity constitution, such as the living with their partners, their groups and the relation with the teachers. It is concluded that the school environment really has a significant importance in one’s identity constitution. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2013. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons