Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/5131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LucasMansurDornelesFraga.pdf1,97 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As novas tecnologias de comunicação e informação : o uso das mídias sociais como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem
Autor(es): Fraga, Lucas Mansur Dorneles
Orientador(es): Pimentel, Nara Maria
Assunto: Tecnologia da informação e comunicação
Internet na educação
Redes sociais on-line
Mídia social
Data de apresentação: 9-Out-2012
Data de publicação: 16-Mai-2013
Referência: FRAGA, Lucas Mansur Dorneles. As novas tecnologias de comunicação e informação: o uso das mídias sociais como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem. 2012. 64 f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo demonstrar que o uso das mídias sociais integradas a um conjunto de ações presenciais contribui para tornar mais atrativo o processo de ensino e aprendizagem. A partir de uma análise atual da influência que o computador, a internet e as novas tecnologias de informação e comunicação exerce no aluno, é apresentado o projeto “Brasília 50 anos em 5 perspectivas”. O trabalho contém estratégias para que o professor aborde um conteúdo curricular através de outras plataformas, como o Facebook e o Twitter. Os alunos, pela proposta, irão interagir com as personalidades históricas da construção da capital. As ações que terminam de compor a proposta de projeto envolvem pesquisa e produção de conteúdo a partir do Museu Virtual da UnB e aulas expositivas do professor. São colocadas, propostas de atividades e avaliação. O projeto foi apresentado a um grupo de professores, que expuseram suas reflexões específicas sobre o trabalho e também, em geral, à criação de novas formas de integrar as ferramentas atuais ao contexto escolar. Espera-se que as reflexões deste trabalho ajudem a suscitar a importância de repensar a forma de atrair a atenção do aluno para a escola, melhorando, consequentemente, o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This project has as objective to demonstrate how social media integrated to a series of classroom activities contributes to make both teaching as well as learning process more interesting. Starting from a current analysis of computer's influence, internet and new information and communication technology on students, the project "Brasilia 50 years in 5 perspectives" is presented. The paper contains strategies that empower teachers to approach school content through other platforms such as Facebook and Twitter. Students, according to the proposal, will interact with historical personalities from the period when the capital was built. The final actions on the approach involve research and content production based on UnB’s Virtual Museum and explanatory classes from teachers. Activities and evaluation guidelines are presented. The Project was introduced to a group of teachers, that shared their specific reflections about the paper and also regarding creation of new ways to integrate current tools to school context It is expected that the reflections on this paper will help evoking the importance of rethinking ways to bring students closer to school, therefore enhancing the teaching and learning process.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, 2012.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons