Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5124
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RilmerSimoesMartins.pdf2,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Sistemas agroflorestais sucessionais : uma alternativa para reabilitação de áreas degradadas
Autor(es): Martins, Rilmer Simões
Orientador(es): Laranja, Ruth Elias de Paula
Assunto: Degradação ambiental
Revegetação
Solos - conservação
Solos - manejo
Sustentabilidade
Data de apresentação: Fev-2013
Data de publicação: 16-Mai-2013
Referência: MARTINS, Rilmer Simões. Sistemas agroflorestais sucessionais: uma alternativa para reabilitação de áreas degradadas. 2013. 65 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo, apresentar um sistema agroflorestal orientado pela sucessão natural, enquanto proposta alternativa para a reabilitação de áreas degradadas. O sistema está sendo atualmente conduzido numa área de pasto degradada, na região leste do Distrito Federal, Brasil. Tal atividade foi testada e discutida como uma estratégia de reabilitação de solos e ecossistemas degradados, bem como um sistema de produção sustentável com potencial para substituir o modelo de agricultura dominante e tradicional. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo comparativo e descritivo para conhecer duas situações distintas de ambientes degradados em regeneração durante um período de 4 anos; uma área conduzida com sistema agroflorestal sucessional manejado e outra mantida em preservação ou em processo natural de pousio. Foi realizado o levantamento de dados relativos as características florísticas, fitossociológicas e edáficas nas duas áreas, aonde, fez-se diversas amostragens para identificação dos parâmetros (vegetacionais e edáficos) empregados na verificação das similaridades entre ambos casos. A área de agrofloresta manejada, apresentou-se sucessionalmente mais avançada em todos os aspectos observados. O manejo empregado na condução do sistema agroflorestal, com destaque às podas regulares, foi indicado como sendo o responsável pelo avanço sucessional ocorrido. Constatou-se uma regularidade da produção material energética que evidênciou a sustentabilidade do sistema de produção e projetou espectativas de estabilidade ambiental para situações futuras. Os resultados obtidos com o estudo, demonstram a necessidade de serem implantados novos sistemas produtivos capazes de promover a reabilitação das áreas alteradas por ação antrópica e aumentar a sua potencialidade regenerativa e produtiva de forma ecológica e sustentável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons