Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5116
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_RebeccaLimaAlbuquerqueMaranhao.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Dinâmica da produção de ovinos no Brasil durante o período de 1976 a 2010
Autor(es): Maranhão, Rebecca Lima Albuquerque
Orientador(es): Guimarães, Renato Fontes
Assunto: Ovino - criação
Produção animal
Data de apresentação: 1-Mar-2013
Data de publicação: 16-Mai-2013
Referência: MARANHÃO, Rebecca Lima Albuquerque. Dinâmica da produção de ovinos no Brasil durante o período de 1976 a 2010. 2013. 42 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Presente em todos os continentes, a ovinocultura é praticada no Brasil desde a época da colonização. O objetivo do trabalho foi avaliar a dinâmica multitemporal da produção de ovinos no Brasil, considerando dados oficiais do Governo Federal Brasileiro desde a década de 70 até o ano de 2010. Foram elaborados mapas da taxa de crescimento e aceleração do crescimento da produção nos municípios brasileiros ao longo do período. A partir dos mapas gerados pode-se notar mudanças significativas relacionadas à produção ovina no país. Ao final da década de 80, a produção apresentou queda expressiva, principalmente nos municípios da região Sul, decorrente da crise da lã e da redução de oferta do crédito rural. A produção tomou destaque no Nordeste do país, já tradicional na criação, após o salto econômico da produção agropecuária brasileira que levou a mudança do foco da atividade ovina para produção de carne. Outros municípios do Brasil, como os do Centro-Oeste e Norte, passaram também a participar da atividade, mesmo que ainda de forma incipiente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons