Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5108
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_RogeriadeLourdesAdrianoArchanjo.pdf411,83 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGranemann, Gladis Lúcia Maddalozzo-
dc.contributor.authorArchanjo, Rogéria de Lourdes Adriano-
dc.identifier.citationARCHANJO, Rogéria de Lourdes Adriano. Estudo da percepção dos alunos da EE “Prof.ª Semíramis Turelli Azevedo” sobre o processo de reciclagem. 2012. 36 f. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Itapetininga-SP, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Geografia. Curso de Graduação em Geografia a Distância, 2012.en
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo investigar questões sobre: preservação, orientação e aspectos sobre o meio ambiente e reciclagem. Esses tópicos são essenciais para viabilizar o presente estudo, com a intencionalidade de desenvolver junto às escolas, num projeto alternativo e de maior abrangência. Analisando de modo geral, entende-se que, os alunos apresentam concepções significativas, veiculados principalmente pela mídia, sobre ecologia, preservação ambiental, reciclagem, natureza, mas, paradoxalmente, com foco direcionado apenas ao fato de reciclar. Em se tratando de meio ambiente, reciclar é uma das formas de envolver a natureza, mas não a única forma, as respostas não mostram erros, apenas que não percebem o fundamento da questão reciclar nos dias de hoje. Não há uma correlação imediata entre meio ambiente, preservação, mas aos problemas cotidianos do lixo doméstico, ou no sentido da economia quanto à matéria prima, ou mesmo na economia de energia na reutilização de materiais, nem sobre a classificação do lixo. Conscientizar deve ser visto como algo além do apenas reciclar, pois, o simples fato de agir conscientemente no ato de reciclar é um dos caminhos para que se exerça a sustentabilidade e conseqüentemente melhor condição de vida para o cidadão. Dessa forma, é importante que o professor faça o levantamento das concepções que os alunos têm, através de sua vivencia, sobre um determinado assunto e a partir delas crie situações contextualizadas de forma a contribuir para a construção do conhecimento científico.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.subject.keywordLixo - reciclagemen
dc.subject.keywordSustentabilidadeen
dc.titleEstudo da percepção dos alunos da EE “Prof.ª Semíramis Turelli Azevedo” sobre o processo de reciclagemen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2013-05-16T16:05:12Z-
dc.date.available2013-05-16T16:05:12Z-
dc.date.issued2013-05-16T16:05:12Z-
dc.date.submitted2012-12-15-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/5108-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons