Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5107
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_EvoneisFariasNatal.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Proposta de educação ambiental na Escola Classe 13 de Sobradinho-DF : educação e conscientização ambiental
Autor(es): Natal, Evoneis Farias
Orientador(es): Laranja, Ruth Elias de Paula
Assunto: Educação ambiental
Consciência ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Data de apresentação: 15-Dez-2013
Data de publicação: 16-Mai-2013
Referência: NATAL, Evoneis Farias. Proposta de educação ambiental na Escola Classe 13 de Sobradinho-DF: educação e conscientização ambiental. 2012. xii, 52 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de Educação Ambiental interdisciplinar na Escola Classe 13 de Sobradinho - DF, que visa a conscientização ambiental dos alunos do ensino fundamental I. Para atingir os objetivos propostos do presente estudo, foi realizada uma pesquisa do tipo exploratória, bibliográfica e descritiva para conhecer em que estágio os alunos da escola pesquisada estavam em relação a Educação Ambiental. Para a coleta de dados primários foram utilizadas, respectivamente, 02 questionários semiestruturados: um para os professores, questionário aberto e para os alunos, um questionário fechado, para o último público foi aplicado após a realização de uma atividade ambiental com slides e vídeos. Participaram da pesquisa 05 professores e 80 alunos do 5º ano. Podemos destacar alguns resultados obtidos com a pesquisa, professores: falta de projetos socioeducativos com as questões ambientais, poucas atividades ambientais desenvolvidas ao longo do ano escolar, falta capacitação dos professores, falta interdisciplinaridade com os conteúdos transversais; alunos: demonstram conhecer os princípios ecológicos, gostam das atividades ambientais desenvolvidas. Com os resultados obtidos com a pesquisa, ficou evidenciada que é imprescindível uma proposta pedagógica interdisciplinar de Educação Ambiental na escola. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aims to present a proposal Environmental Education interdisciplinary in School Class 13 Sobradinho - DF, aims at environmental awareness of fundamental students I. To achieve the objectives proposed in the present study, we conducted a survey-type exploratory and descriptive literature to know at what stage school students surveyed were in relation to Environmental Education. For primary data collections were used respectively 02 semistructured questionnaires: one for teachers, open questionnaire and for students, a closed questionnaire, and the latter audience was applied after the achievement of an environmental activity with slides and video. Participants were 05 teachers and 80 students of the 5th year. We highlight some results from the survey, teachers: lack of social and educational projects with environmental issues, little environmental activities developed throughout the school year, teachers lack training continues, lack interdisciplinarity with transversal contents; students: demonstrate knowledge of ecological principles, like the environmental activities undertaken. With the results obtained from the research, it became evident that it is essential a pedagogical interdisciplinary environmental education in school.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Licenciatura em Geografia a Distância, 2012.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons