Resumo: | Conhecer nosso espaço requer um entendimento amplo e significativo de diversos conceitos, sabendo que esses conceitos são adquiridos ao longo de nossa vida, podemos afirmar que a escola é parte fundamental para a aquisição desses conceitos. O presente trabalho tem como objetivo principal verificar em como se dá o trabalho com a cartografia em sala de aula, em como os alunos entendem os mapas, e como as aulas de Geografia acontece. Diante desses questionamentos, foram propostos dois questionários para serem aplicados para professores do 5º ano do Ensino Fundamental, séries iniciais, e apara alunos do mesmo ano. Os resultados dos questionários nos levaram a varias reflexões sobre o ensino de geografia nos dias atuais, e em como a cartografia é tratada no currículo e nas aulas em sala. Existe uma grande lacuna na questão primordial no ensino de geografia nas séries iniciais: a falta de preparo do professor para se trabalhar com mapas e sua construção; falta de material adequado na escola para esse trabalho e o enfoque que os livros didáticos trazem em relação aos mapas e seus significados, que muitas vezes estão distante da realidade dos alunos. Através dos resultados obtidos, a reflexão que fazemos é que existe uma grande deficiência no ensino da geografia/cartografia, comprometendo assim a construção do conhecimento do aluno em relação ao seu espaço de vivência, acarretando um déficit na concepção não só de espaço geográfico, mas social, econômico, afetivo, de vivência. Portanto a alfabetização cartográfica é o meio pelo qual podemos inserir a cartografia nas aulas de geografia de maneira mais significativa. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT To know our space is important that we have a broad and meaningful understanding of various concepts that are acquired throughout our lives. It is worth mentioning that school is an essential part to the acquisition of these concepts. The present study has as main objective goal, to see how the work occurs with the mapping in the classroom, how students understand the maps and how the lessons of Geography happen. Faced with these questions, two questionnaires were proposed to be applied to t teachers and students for the 5th year of elementary school, the initial years. The results of the questionnaires surveys led us to several reflections on the teaching of geography today, and how cartography is treated in the curriculum and in classroom lessons. It was noted that there is a big gap in primary question in geography education in the early years, which is the lack of teacher preparation for working with maps and their construction. There is also the absence of suitable material for such work in school and the approach brought by textbooks in relation to maps and their meaning is often detached from reality of the students. Through the obtained results, our reflection is that there is a great deficiency in the geography/cartography teaching, thus compromising the construction of the student's knowledge in relation to their living space, resulting in a deficit not only in the conception about geographic space, but also the social and economic aspects and the affective experience in space. Accordingly, we conclude that the cartographic literacy is the way in which we can insert the cartography in geography lessons more significantly. |