Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/5083
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ElianeAraujoLeite.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Leite, Eliane Araujo
Orientador(es): Steinke, Valdir Adilson
Assunto: Geografia (Ensino fundamental)
Prática de ensino
Data de apresentação: 2012
Data de publicação: 15-Mai-2013
Referência: LEITE, Eliane Araujo. O ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. 2012. 26 f., il. Monografia (Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2012.
Resumo: Este trabalho de pesquisa busca compreender e analisar as metodologias e o ensino de geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Tem como fundamentação teórica autores que abordam diferentes estratégias de ensino/aprendizagem num mundo mais contextualizado e permeado pelas novas tecnologias, as quais ultra-passam o livro didático. Faz parte do desenvolvimento desse trabalho uma pesquisa realizada com 6 (seis) professores das séries iniciais da rede pública estadual e também com 6 (seis) professores da rede pública municipal. O ato de ensinar Geo-grafia nos coloca diante de duas discussões fundamentais: a primeira refere-se à relação ensino-aprendizagem enquanto tal; e a segunda diz respeito à própria Geo-grafia, fonte de objeto de uma gama muito particular de discussões principalmente no que se refere aos seus pressupostos metodológicos. Para compreender a reali-dade de maneira significativa, o ensino de Geografia é um instrumento transforma-dor, derrubando estigmas associados as aulas tradicionais, puramente memoriza-das. É necessário salientar a importância do professor trabalhar com novas metodo-logias de ensino dentro de suas aulas, não elegendo assim, o livro didático como sendo o único a ser adotado como principal recurso para a aprendizagem no desen-volvimento cognitivo dos alunos. A importância deste trabalho é analisar e refletir sobre como desenvolver no aluno a construção do conhecimento, tendo como fer-ramenta as metodologias de ensino.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Departamento de Geografia, Licenciatura em Geografia, 2012. Curso de Licenciatura em Geografia a Distância.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons